Agência de turismo receptivo: procure uma empresa referência na região

Encontrar o destino da próxima viagem é muito empolgante, mas logo surge a dúvida: como explorar a região da melhor forma? Mesmo sabendo quais são seus pontos turísticos, ter um apoio local faz toda a diferença na sua experiência com o lugar. Por isso, uma boa opção é contratar o serviço de uma agência de turismo receptivo.

Escolhendo bem, você terá tranquilidade, segurança e praticidade durante seus dias de lazer. Quer saber como? Continue a leitura!

Por que contratar uma agência de turismo receptivo?

Sabe aquele amigo que mora na cidade que você está visitando? Ele dá dicas com propriedade e você se sente mais segura com essas informações, não é mesmo? Uma agência de turismo receptivo funciona dessa forma, prestando a assessoria necessária para tornar sua viagem mais agradável e proveitosa.

Como a empresa possui sede no destino que você deseja conhecer, seus funcionários saberão lhe orientar com boas dicas, já que moram lá. Eles sabem de cor a distância e o tempo necessário para conhecer cada atração.

Além disso, podem comprar ingressos antecipadamente e agendar suas visitas, para evitar filas e permitir um melhor aproveitamento de seu tempo.

Serviços diferenciados

As agências oferecem serviços como recepção no aeroporto e transfer até o hotel ou a pousada. Mas o diferencial está nos detalhes: caso seu voo atrase ou haja algum problema com check-in e malas, a empresa resolverá.

Durante os passeios, vão esperar por você no horário marcado, com o ar-condicionado ligado e muita simpatia. Tudo isso para otimizar seu tempo e tornar a sua experiência inesquecível.

Guias locais

As informações comuns sobre o destino podem ser encontradas em sites, revistas e televisão, mas somente quem mora no lugar saberá chamar a sua atenção para fatos relevantes e curiosidades. Por isso, ter o acompanhamento de guias locais fará com que sua experiência seja mais rica.

Quando se trata de um destino internacional, os guias também têm a vantagem de dominar a língua local e indicar as diferenças culturais. Esses profissionais dão dicas de compras, restaurantes e baladas, entre outras opções.

Como esse tipo de empresa trabalha?

O objetivo do turismo receptivo é disponibilizar serviços para que o turista tenha todo o apoio necessário. Compra de passagem, reserva de hotel, transfer, city tour, guias e aluguéis de carros são os mais básicos. Mas, além destes, a empresa oferece consultoria turística especializada, podendo personalizar a sua viagem.

A agência realiza passeios que você não seria capaz de fazer sozinho, seja por falta de segurança ou dificuldade no acesso, com comodidade e conforto. Em alguns casos, pode te levar a comunidades tradicionais, para que você viva a cultura local e experimente pratos típicos, ou até promover tours temáticos (gastronômico, cultural, esportivo, arquitetônico e muito mais).

O turismo receptivo também contribui com roteiros inexplorados comercialmente e que possuem grande valor para a região, ampliando as possibilidades e proporcionando novas experiências, além de colaborar com a economia local. Isso enriquece tanto o destino quanto o turista que está visitando o lugar.

Como saber se é confiável?

Existem muitas agências espalhadas pelo país — portanto, antes de fechar um pacote, é importante saber se a empresa que você pretende contratar é confiável. Por isso, faça um checklist antes de tomar uma decisão:

  • verifique se a agência é referência no destino que pretende conhecer;
  • cheque a reputação da empresa nas redes sociais e no site reclame aqui;
  • pergunte aos seus amigos se eles conhecem e recomendam;
  • informe-se e tire dúvidas com pessoas que já utilizaram tais serviços;
  • ao optar pelo pacote, exija o roteiro detalhado por escrito e documentado por e-mail. Se ainda tiver dúvidas, exija um contrato;
  • confirme todas as informações com a empresa.

Verifique se a empresa tem cadastro nos órgãos oficiais de turismo

As empresas e os profissionais que trabalham na área devem estar cadastrados no Ministério do Turismo. Acesse o Cadastur, os sites da Associação Brasileira de Agências de Viagem, bem como de associações e entidades locais para checar essa informação. Essa é a garantia de que a agência possui autorização e está certificada para prestar seus serviços.

Quais as vantagens do serviço?

Além de planejar a viagem e programar sua estadia com antecedência, será possível aproveitar o conhecimento de quem mora no destino. Você terá alguém para garantir a segurança de todos os serviços e lhe dar suporte caso aconteça algum imprevisto.

O visitante também perderá menos tempo pesquisando cada item por conta própria, pois a empresa centraliza todas essas informações e cria um roteiro de acordo com as suas preferências. Assim, sua estadia será melhor aproveitada e você conhecerá o que realmente vale a pena, com bastante comodidade em seus momentos de lazer.

E o mais importante é saber que está contratando um serviço profissional — e não arriscando a sorte. Pague pelos serviços de uma companhia séria e conhecida para evitar surpresas, arrependimentos e frustrações.

Quais os exemplos de um bom turismo receptivo?

Quando o destino possui difícil acesso, como Jericoacoara ou os Lençóis Maranhenses, o turismo receptivo é o mais indicado. Isso porque, para chegar a alguns lugares, é preciso conhecer bem a região e ter autorização para utilizar veículos.

Oferecer vivências com a cultura local é o grande diferencial de um bom turismo receptivo. O fato de os guias promoverem e incentivarem essa troca é a prova de que a empresa é séria e está realmente preocupada com a experiência do turista. Visitas a comunidades nativas e oficinas de culinária ou artesanato são algumas das opções para você usufruir.

Está cansado de ir para os mesmos lugares? Aventure-se em locais exóticos com a ajuda de uma agência. Além de superar suas expectativas, esse serviço vai apresentar o destino de uma forma completamente diferente e inesquecível.

Com todas as informações deste artigo, você já sabe qual é a função de uma agência de turismo receptivo e o que é preciso levar em conta antes de fechar um contrato, não é mesmo? Portanto, não tenha medo e organize seu passeio com quem entende do assunto.

Entre em contato com nossos parceiros para garantir sua próxima viagem com segurança e comodidade. Daremos todas as informações necessárias e cuidaremos de todos os detalhes para que a sua experiência seja inesquecível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This