Como se organizar para uma viagem ao nordeste brasileiro

Se existe uma região do Brasil “arretada” de boa, é o Nordeste. Cultura, gastronomia e um povo acolhedor são algumas das maravilhas que o turista experimentará em qualquer um dos nove estados que formam esse pedaço gostoso do nosso país. Isso tudo, sem falar nas belezas naturais e no clima bom o ano todo!

Saiba como se organizar para uma viagem ao Nordeste brasileiro e se prepare para não querer mais voltar para casa!

Escolha o destino

Lençóis maranhenses, dunas do Rio Grande do Norte, ladeiras de Pernambuco, piscinas naturais em Alagoas, Pelourinho na Bahia, praias da Paraíba, parques naturais do Piauí, lagoas do Ceará e os cânions de Sergipe. Isso tudo não é para lhe deixar ainda mais confuso, mas sim para você saber que são tantas as opções de destinos no Nordeste brasileiro, que dá para classificar cada um com uma beleza exclusiva.

Portanto, a sua primeira missão é esta: escolher o seu destino. É importante saber que, apesar de os estados serem vizinhos, dificilmente será possível unir dois ou mais em uma única viagem.

Isso não se deve à distância entre eles, mas porque cada um concentra um número de atrativos suficiente para preencher seu tempo e sua programação.

Planeje-se antecipadamente

Por falar em programação, o segredo para aproveitar bem suas férias no Nordeste é o planejamento. Depois de decidir para qual estado você vai, é hora de colocar na agenda os próximos passos a tomar.

Se organizar para uma viagem antecipadamente é um dos fatores mais importantes. É nesse momento que você vai conseguir os melhores preços nos pacotes de viagens, os melhores hotéis e passeios.

Informe-se sobre o local

Viajante esperto é aquele bem-informado. Antes de sair de casa, leia, pesquise e descubra algumas coisas sobre o seu destino. Isso vai lhe ajudar também a conseguir os melhores preços e fugir das pegadinhas para turistas.

Informe-se sobre quais os documentos necessários para embarcar (um indispensável é um documento de identificação com foto, como o seu RG, ou carteira de motorista), sobre os costumes locais, principais pontos turísticos e sobre os melhores lugares para refeições.

Veja se é possível fazer reservas pela internet de ingressos para museus ou outras atrações ou consulte uma agência de sua confiança.

Não se preocupe tanto com o clima

Se você mora em algum lugar do Brasil no qual as estações do ano são bem marcadas, esqueça isso quando for ao Nordeste! Para você ter uma ideia, Fortaleza, no Ceará, é conhecida como a “capital do sol” e João Pessoa é “onde o sol nasce primeiro” em todo o Brasil.

Tantas menções assim ao astro maior significam somente uma coisa: não falta sol nessa região do país!

É claro que existe a baixa temporada, que vai mais ou menos de abril a setembro, mas, ainda assim, dificilmente você passará frio nas áreas litorâneas do Nordeste. Mesmo quando chove um pouco, o calor permanece.

Até mesmos os lençóis maranhenses, cujo período mais visitado é entre abril e setembro, oferece o ano inteiro lagoas perenes e experiências ímpares que fazem dele um destino turístico imperdível no mundo.

Nos demais destinos nordestinos, você só terá que se preocupar com a tábua da maré, pois, para a formação de piscinas naturais em Maragogi, o “Caribe brasileiro” em Alagoas, por exemplo, é preciso que ela esteja baixa. Assim como para diversos outros passeios.

Faça uma mala leve

Biquíni, maiô ou sunga. O tópico sobre mala poderia acabar aqui. Mas claro que o Nordeste tem muito mais a oferecer do que belas praias. Dá para colocar na bagagem umas roupas mais arrumadas para curtir uma balada ou um jantar e ainda um look mais casual para aproveitar as regiões históricas, os museus e parques.

O chinelo é bem-vindo. Já o salto para as mulheres ou sapato social para os homens, só se for preferência pessoal. No mais, é pé na areia. E por falar nela, aproveite para comprar alguma canga ou acessórios de praia nas inúmeras feirinhas de artesanato. São lindos!

Defina roteiros

Passar o dia inteiro em Porto de Galinhas, Pernambuco, é um sonho. Mas não perca a oportunidade de dar um pulinho em Recife para conhecer a arquitetura holandesa da ‘Veneza brasileira’.

Já durante a visita a uma das únicas praias de naturismo do Brasil, que fica na Paraíba, aproveite para visitar o conjunto histórico arquitetônico da Igreja de São Francisco, em João Pessoa.

O quero dizer é: programe-se para conhecer de tudo um pouco, embora seu roteiro possa contemplar mais um tipo de ambiente do que outro.

Para isso, é importante calcular as distâncias de alguns lugares que você queira conhecer e contar com intermédio profissional para chegar até eles (reservas de passeio, transfer e aluguel de carro), ou se inteirar de como funciona o transporte local.

Os lençóis maranhenses, por exemplo, ficam na cidade de Barreirinhas. Eles estão a 242 km de distância de São Luis, e a maior parte dos deslocamentos é feita por veículos 4 x 4 ou por via marítima.

Aproveite a gastronomia

O paladar proporciona uma das melhores memórias do nosso organismo. Portanto, ao se organizar para uma viagem no Nordeste, inclua a visita a pelo menos um lugar de comida típica.

Na Bahia não é difícil comer acarajé, tampouco provar uma suculenta torta de caranguejo ou ainda o arroz de Maria Izabel, iguarias do Piauí. São cores, sensações e sabores que vão marcar a sua viagem!

Compre no Nordeste

Fazer compras nos lugares os quais visitamos é contribuir para a economia local. Podemos agregar maior valor ainda quando adquirimos produtos artesanais feitos por pessoas das próprias comunidades.

E o Nordeste é o lugar ideal para encontrar trabalhos lindos, feitos um a um. Vale a pena, ao se organizar para uma viagem à região, deixar um espacinho na mala para trazer para casa peças exclusivas feitas à mão. Um luxo!

São bijuterias em capim dourado, roupas em puro algodão, redes de fibras, acessórios de bambu, artigos para cama, mesa e banho de renda, cerâmicas decorativas e artigos em couro. 

Deu para perceber porque você não vai querer voltar para casa? Assine a newsletter e receba um conteúdo incrível sobre as melhores dicas de como se organizar para uma viagem e os melhores destinos do Nordeste!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This