Viajar para o Ceará: 10 melhores pontos turísticos

O Nordeste brasileiro é um dos destinos mais procurados pelos turistas durante todo o ano, independentemente da época. Afinal, por lá é verão o ano inteiro!

Você ainda não tem um roteiro definido para suas próximas férias? Que tal viajar para o Ceará? O estado possui um vasto patrimônio histórico e cultural, praias belíssimas — 27 só em Fortaleza —, clima favorável e uma excelente infraestrutura turística, com hotéis, restaurantes e opções de lazer para todos os gostos.

A seguir, listamos 10 lugares imperdíveis que você precisa conhecer no estado do Ceará para que possa começar a programar sua próxima viagem inesquecível. Confira!

1. Pedra Furada — Jericoacoara

A Pedra Furada, esculpida pelas ondas do mar, é um dos símbolos do Parque Nacional de Jericoacoara e um dos principais cartões-postais do Ceará. Localizada a 4 km da Vila de Jeri, para chegar lá, se a maré estiver baixa, você pode optar por uma caminhada pelas areias, vindo da Praia Malhada; pelas trilhas do Morro do Serrote ou por um passeio de buggy.

O lugar é incrível e vale a pena esperar pelo pôr do sol, especialmente nos meses de julho e agosto, quando o astro-rei se põe bem pelo meio do furo da pedra, produzindo uma verdadeira obra de arte natural.

2. Beach Park — Fortaleza

Para quem curte piscina e quer se divertir com toda a família, o Beach Park de Fortaleza é o lugar certo. São muitas atrações para todos os estilos e idades, com toboáguas radicais, moderados e aqueles para reunir os familiares e se divertir durante todo o dia.

Localizado em Porto das Dunas, o parque aquático também conta com resorts para hospedagem, restaurantes e toda a infraestrutura necessária para você curtir as férias ou apenas passar o dia de um jeito totalmente diferente.

3. Canoa Quebrada — Aracati

Um lugar simples e inesquecível. Distante 182 km de Fortaleza, a praia de Canoa Quebrada, em Aracati, já foi um lugar totalmente “paz e amor”. Atualmente, encanta por suas praias de cores incríveis, os passeios de jangadas e as falésias multicoloridas, que chamam a atenção de turistas de todas as partes do mundo.

Se for viajar para o Ceará e visitar Canoa Quebrada, não deixe também de curtir as estreitas ruas da Broadway de Canoa, o centrinho da antiga vila de pescadores, que bomba na alta temporada.

4. Praia de Ponta Grossa — Icapuí

A cerca de 50 km de Canoa Quebrada fica a Praia de Ponta Grossa, em Icapuí, bem perto da divisa com o Rio Grande no Norte. A viagem de buggy entre uma cidade e outra já vale o passeio, pois o percurso atravessa diversas praias, como a bela Majorlândia.

Mas em Ponta Grossa fica a cereja do bolo! Coqueiros, dunas, falésias coloridas e outras formações rochosas, como uma gruta, compõem o cenário do local, que tem um mar de tombo incrivelmente verde e repleto de recifes e esculturas naturais submersas.

5. Lagoa de Jijoca de Jericoacoara

Pense num lugar calmo e especial, onde o contato pleno com a natureza faz qualquer um esquecer dos problemas e relaxar. Em Jijoca de Jericoacora, a 23 km da famosa vila, estão alguns dos picos mais encantadores no Nordeste, quiçá do Brasil.

Nas lagoas Azul e do Paraíso, você pode desfrutar o dia deitado em redes sobre as águas, sempre mornas e cristalinas, com tons azuis e esverdeados que se misturam com o horizonte.

Apesar de pequena, a cidade conta com uma boa infraestrutura turística, como pousadas, bares e restaurantes. Para os amantes de kitesurf e windsurf, Jijoca é uma excelente pedida.

6. Caetanos de Cima — Amontada

Com foco no turismo comunitário — quando turistas se hospedam nas casas dos moradores da comunidade —, Caetanos é um pequeno vilarejo habitado por pouco mais de 250 famílias, que sobrevivem do turismo, da pesca e do artesanato.

Nesse pequeno paraíso escondido, sem hotéis, ruas asfaltadas e sinal de celular, fica uma das mais belas praias do Ceará e do Brasil! Localizada na Rota do Sol Poente, a 2h30 de carro de Fortaleza, a Praia de Caetanos de Cima enche os olhos dos amantes da natureza e de quem gosta de lugares tranquilos, longe da badalação.

7. Praia do Futuro — Fortaleza

Um dos lugares mais conhecidos e agitados de Fortaleza, a fama da Praia do Futuro atrai turistas de todos os lugares do mundo, que passam o dia curtindo as megabarracas superequipadas instaladas na faixa de areia, como a famosa Crocobeach.

As barracas servem bebidas e petiscos durante todo o dia, e também contam com recreação, playgrounds e até piscinas com toboágua. À noite, o forró rola solto, para agitar os dançarinos mais animados.

8. Morro Branco — Beberibe

A 80 km de Fortaleza, em Beberibe, você encontra de tudo e pode apreciar o que há de mais belo na natureza. A Praia de Morro Branco é considerada um dos cartões-postais cearenses, de tão incrível e belo que é o seu cenário, com falésias cheias de labirintos, diversos morros para curtir o pôr do sol e areias coloridas, dignas de guardar em uma garrafinha, um tipo de artesanato muito comum por lá.

Perto dali você também encontra a tranquila Lagoa do Uruaú e até uma gruta, na Praia das Fontes, que podem ser visitadas de buggy.

9. Praia de Lagoinha — Paraipaba

Sabe aquelas praias desertas incríveis, típicas de cenário de filme? Do alto das dunas douradas, o visual da Praia de Lagoinha faz inveja a qualquer megaprodução cinematográfica. Os passeios de buggy e de catamarã, com direito a mergulho no mar mesclado em verde e azul, valem a visita.

10. Praia de Cumbuco — Caucaia

O rolê de buggy pelas dunas da Praia de Cumbuco é um dos melhores e mais emocionantes de todo o Ceará. Para compensar a adrenalina e relaxar, nada melhor do que um mergulho na Lagoa de Cauípe ou sentar à beira-mar, para prestigiar o espetacular cenário proporcionado pela natureza. Pipas de kitesurf dão um colorido especial ao céu e embelezam ainda mais esse lindo local.

Agora que você já conhece os detalhes de todos esses lugares, sobram motivos para viajar para o Ceará, não é mesmo? Arrume suas malas, programe sua viagem e pé na estrada, para conhecer alguns dos paraísos naturais mais deslumbrantes do Brasil e do mundo.

Aproveite para compartilhar esse post em suas redes sociais e convide seus amigos para embarcar nessa aventura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This