5 curiosidades sobre o Ceará que você deve conhecer! - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
5 curiosidades sobre o Ceará que você deve conhecer!

A terra do sol, do bom humor, da literatura de cordel e de Padre Cícero é também uma terra privilegiada por inúmeras belezas naturais. Seja no litoral, seja no interior, de norte a sul, o estado cearense encanta pela sua história, religiosidade e representativo papel na cultura do Brasil.

Para falar de tanta diversidade, listamos algumas curiosidades sobre o Ceará, um dos estados que compõem a imperdível rota das emoções, que toda pessoa apaixonada por explorar o mundo deve conhecer.

Desafiamos você a chegar ao fim desta leitura e controlar a vontade de arrumar as malas para embarcar no próximo voo para esse incrível pedaço do Nordeste brasileiro. Aposta feita? Então vamos lá!

1. A origem do seu nome vem de Siará

E há várias versões que explicam isso. A mais popular foi criada pelo sacerdote, geógrafo e historiador português Padre Aires de Casal, e adotada pelo escritor José de Alencar no romance “Iracema”, e diz que Siará vem do tupi-guarani e significa “canto da jandaia”. Jandaia é um pequeno pássaro nativo do Brasil que se tornou um símbolo da região Nordeste, especialmente do Ceará.

Já o historiador João Brígido foi mais longe e justificou que Siará vem da pronúncia errada de “Siri-Ará”, também de origem tupi-guarani e que não tem um significado tão representativo, já que “Siri” é traduzido como “andar para trás” e “Ará” como “branco”.

A outra versão é de um dos primeiros grandes historiadores brasileiros, o cearense João Capistrano Honório de Abreu. Para ele, Siará é a pronúncia em português da junção das palavras indígenas dzú + erá, que significam “água ou rio verde”. Conhecendo as três teorias, fica fácil entender porque a primeira tornou-se a mais difundida, não é mesmo?

2. É conhecida como a Terra da Luz e a Terra do Humor

Em 25 de março de 1884, todos os escravos do Ceará foram libertados em decorrência de muitas campanhas e lutas lideradas por diferentes sociedades civis. O estado foi o primeiro brasileiro a abolir a escravidão, quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea e sem dar qualquer satisfação a Dom Pedro II.

Há quem diga que o termo Terra da Luz foi inspirado no clima ensolarado em grande parte do ano no Ceará, mas a verdade é que a expressão, muito utilizada até hoje, foi o título dado pelo abolicionista José do Patrocínio como referência ao pioneirismo pelo fim da escravidão no país.

Já o título de Terra do Humor é reconhecido pelo Brasil inteiro pelos grandes humoristas revelados no estado em território nacional, entre eles Renato Aragão, Chigo Anysio e Tom Cavalcante. Pelas cidades, é muito comum assistir a apresentações de humoristas em teatros, bares, praças e ruas, principalmente em Fortaleza.

3. Tem uma das praias mais bonitas do mundo

Em 1987, o jornal americano Washington Post elegeu Jericoacoara, localizada a 300 quilômetros da capital cearense, como uma das 10 praias mais belas de todo o mundo. O título, mais que merecido, é reafirmado constantemente em diversos jornais e em sites de viagens colaborativos.

Em 2014, por exemplo, o também americano Huffing Post classificou Jeri como a quarta melhor praia do planeta Terra. Sim, a quarta do mundo inteirinho, só ficando atrás de Grace Bay, nas Ilhas Turcas; Caicos, no Caribe; Navagio Beach, na Grécia; e Isola dei Conigli, na Itália.

Recentemente, o aumento da procura pelo local e das avaliações positivas em hospedagens, restaurantes e atrações, fez com que o prêmio Travelers’ Choice –  Destinos em Alta, do TripAdvisor, elegesse Jericoacoara como o destino número um para viagens na América Latina em 2017. No ranking mundial, Jeri ficou com a terceira colocação.

4. Abriga um dos depósitos de fósseis mais importantes do mundo

Outra curiosidade sobre o Ceará é que, no sul do estado, uma grande muralha verde o divide do Piauí e de Pernambuco. É a Chapada do Araripe, um dos depósitos de fósseis paleontológicos mais ricos e importantes do mundo, que se destaca de outros países, principalmente, pela preservação dos esqueletos.

Foi nessa região que pesquisadores descobriram o maior pterossauro do Hemisfério Sul e o terceiro maior encontrado no mundo, com 8,5 metros de comprimento de uma asa a outra. Calcula-se que o réptil pré-histórico sobrevoou o continente americano há 110 milhões de anos.

Além disso, a Chapada do Araripe tem, em seu entorno, inúmeras fontes de água, o que mantém a formação rochosa sempre verde, até mesmo em tempos de longos períodos de seca. O oásis em meio ao sertão também é o abrigo do Soldadinho do Araripe, pássaro de crista vermelha descoberto em 1996 e que só é encontrado nessa região.

5. Concentra um dos maiores polos de manifestação cultural do Brasil

Preocupado com a garantia de trabalho e renda dos moradores, Padre Cícero, considerado santo pelo povo cearense, foi um grande incentivador do artesanato, tornando a cidade de Juazeiro do Norte — que, apesar do nome, fica no sul do estado — uma referência nacional em manifestação cultural.

As artes passadas de geração em geração e desenvolvidas em barro, madeira, couro, palha, ferro, gesso e, até mesmo, a literatura de cordel, fazem parte da economia e já relevaram artistas que ultrapassaram fronteiras e são conhecidos mundialmente.

A figura do Padre Cícero também fez com que a cidade fosse considerada um dos principais centros de religiosidade popular do Brasil, juntamente à Aparecida, em São Paulo, e Nova Trento, em Santa Catarina. Milhares de peregrinos, romeiros e turistas de diversas regiões do país visitam Juazeiro do Norte em busca de milagres, cumprimento de promessas e vivência cultural.

Se você pensa que acabou, a cidade também reserva uma outra figura icônica: o seu Lunga, conhecido com o “rei do mau humor”. O homem, considerado o mais ignorante do mundo pelas respostas grossas para qualquer pergunta, já se tornou personagem de histórias de cordel e desenhos animados, além de ser estudado em teses de monografia.

Agora que você conheceu um pouco das curiosidades sobre o Ceará, conte pra gente se vai ser possível controlar a vontade de embarcar agora mesmo! Como já sabemos a sua resposta, confira logo nossas dicas de como se organizar para uma viagem ao Nordeste brasileiro e mergulhe de cabeça nessa experiência!

Aproveite também para desafiar os seus amigos que amam viajar e que adorariam conhecer essa riqueza do nosso Brasil e compartilhe este post nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This