5 motivos para visitar a natureza selvagem da Praia de Guajiru (CE) - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
5 motivos para visitar a natureza selvagem da Praia de Guajiru (CE)

Quem vai ao Ceará tem motivos de sobra para explorar cada cantinho escondido desse paraíso. Para falar de todos eles, seria preciso um livro inteiro. Mas, como não queremos ocupar muito o seu tempo, preparamos um post especial sobre um dos lugares mais incríveis do estado: a Praia de Guajiru (CE).

Se você pretende viajar para o Nordeste e nunca ouviu falar dessa praia, tenha certeza que, ao terminar de ler todo este artigo, vai querer se organizar para visitá-la durante o seu roteiro. Quer conhecer melhor e entender porque o lugar é imperdível? Continue a leitura e se surpreenda!

Onde fica a Praia de Guajiru (CE)?

O paraíso existe e fica a cerca de 120km da capital Fortaleza. Para quem vai de carro, o melhor caminho é por meio da via estruturante até a cidade de Trairi, onde está localizada a praia. Toda a estrada é asfaltada e o trajeto leva pouco mais de uma hora. Quem não estiver motorizado, também não encontra dificuldade de chegar de ônibus, que sai diariamente do terminal rodoviário da capital.

Quem preferir chegar com mais conforto, segurança e acompanhado de um guia local, também pode contratar uma agência de passeio. A Praia de Guajiru fica bem no meio da rota para Jericoacoara — ou seja, uma parada obrigatória para completar ainda mais o roteiro de viagem.

O que saber antes de ir para a Praia de Guajiru

Quem visita a pequena Trairi, corre apenas um risco: de nunca mais querer voltar para casa. É sério! Apesar de pequena, a cidade tem tudo o que o turista precisa, além de ser do ladinho da capital. Tanto o centro da vila como a praia apresentam uma estrutura com hotéis, hostels e pousadas para todos os gostos e bolsos. Há também restaurantes com comidas típicas e lanches de diferentes sabores e tamanhos. Bancos, farmácias e mercados também não são um problema para quem visita o local.

Quais são os motivos para visitar a Praia de Guajiru (CE)?

Agora você já sabe como chegar na Praia de Guajiru e que não vai precisar passar nenhum perrengue por falta de estrutura. Mas a gente ainda acha que isso não é o suficiente para você se convencer. Por isso, separamos 5 motivos incríveis para incluir de vez esse paraíso no seu roteiro. Bora conferir?

1. O caminho para a tranquilidade

Pode ser que muita gente não tenha ouvido falar na Praia de Guajiru tanto quanto Jericoacoara, por exemplo. Sem dúvidas, essa segunda é bem mais famosa e badalada, mas isso não ofusca nem um pouco a beleza da primeira. Pelo contrário, as duas opções são incríveis e a recomendação é conhecer os dois destinos. Porém, quem busca tranquilidade e uma praia mais calma, sem dúvidas, Guajiru é o lugar ideal.  

2. A natureza caprichou por lá

É indiscutível que as praias do Nordeste são as mais bonitas de todo o Brasil. Mas tem umas abusam na exuberância, concorda? É o caso da Praia de Guajiru. Para ter uma noção, ela é conhecida com a Cancún cearense, e não é à toa: suas águas são cristalinas, calmas e mornas. Um verdadeiro Caribe em terras brasileiras.

E as belezas não param por aí. A variação da maré permite a criação de piscinas naturais incríveis, ideais para o banho sossegado de famílias com crianças. Suas areias brancas, corais e coqueiros espalhados pelo litoral, fazem da praia um verdadeiro cenário paradisíaco. A vila composta basicamente por pescadores dá aquele ar de simplicidade e rusticidade e, para completar tudo isso, o pôr do sol é um espetáculo à parte. Extraordinário!

3. Tem muita, mas muita coisa para fazer  

Qual o seu perfil de viajante? Quer passar algumas horas em contato com os peixes nas piscinas naturais? Quer acordar cedo para dar aquela corrida? Ou quem sabe uma tarde de kitesurf para aproveitar os bons ventos cearenses? Não importa! A Praia de Guajiru é completa e tem atividades para todos os perfis.

Mas uma dica, principalmente para aqueles que curtem uma aventura, é procurar uma agência de passeios ou de transporte para verificar as opções disponíveis para o seu estilo. Uma coisa é certa: o meio ambiente proporcionou diversos cenários ideais para a prática do ecoturismo e turismo de natureza por lá. É só escolher o que lhe agrada e curtir a experiência!

4. Contato com a natureza selvagem

Além das atividades diversas, só o fato de estar na Praia de Guajiru leva você ao contato único com um ambiente extremamente conservado. Por ser ainda pouco explorada, a praia pode ser considerada selvagem. Sem prédios e grandes construções na orla, a vista é agraciada, praticamente, pelos coqueiros e pela longa faixa de areia branca. As pequenas casas de pescadores e um parque eólico completam o visual simples e, ao mesmo tempo, cheio de cores.

5. Além das cores, muitos sabores

Nem só de praia e sol vive o turista que visita a Praia de Guajiru. O local, apesar de pequeno e rústico, convida o visitante a experimentar seus sabores e cheiros da cozinha nordestina. Alguns restaurantes, como o Caravelas e o Guajiru com Pimenta, são paradas obrigatórias para encher a barriga com suas porções bem servidas. Além disso, pizzarias e lanchonetes podem agradar aos demais paladares.

Assim como todo a região Nordeste, os pratos costumam ser fartos e o atendimento bem próximo — sem falar nos preços bem camaradas. Com certeza, você vai se deliciar a cada dia com cardápios e sabores diferentes, provando o que há de melhor na rica culinária nordestina.

Bom, chegamos ao final do nosso post sobre a incrível Praia de Guajiru (CE). Sem dúvidas, o destino é uma garantia de muita diversão e tranquilidade para toda a família, tudo em um cenário único e repleto de uma natureza exuberante. Prepare seu pacote de viagem e explore toda a tranquilidade e as belezas naturais desse paraíso.

Curtiu o post de hoje? Quer conhecer outros cantos imperdíveis do Ceará? Então não deixe de ler também nosso guia completo para planejar a sua viagem pelas praias do estado!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This