6 atividades imperdíveis na Rota das Emoções para todo tipo de turista! - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
6 atividades imperdíveis na Rota das Emoções para todo tipo de turista!

Diante da grande diversidade existente no ecossistema dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão, o que não faltam são atividades na Rota das Emoções que satisfaçam as expectativas de todos os tipos de turistas. Afinal, são muitas opções que variam nos 500 km de extensão da rota.

Recheado de um esplêndido contato com a natureza, o roteiro que integra 14 municípios reúne esportes de aventura, passeios de barco, de avião, jipes ou caminhonetes 4X4 e quadriciclos. Além disso, há a observação de pássaros e outros animais silvestres da região. Assim, os visitantes têm um extraordinário leque de passeios para deixar lembranças com gostinho de quero mais.

Para você se organizar e já saber de antemão o que poderá fazer nos dias da sua viagem, selecionamos seis atividades imperdíveis que poderão ser desfrutadas em seu passeio. Mas, antes, entre no clima conhecendo um pouco mais sobre a rota que vai mudar a sua vida!

Descubra o que é a Rota das Emoções e suas belezas      

Você pode optar em fazer a rota de acordo com as suas preferências, podendo começar pelo Maranhão ou Ceará, sempre passando pelo Piauí. Os três estados formam o roteiro criado por viajantes, empresários, comunidades locais e Sebrae. Geralmente, os turistas iniciam a rota por São Luís, fazendo um tour histórico, rumando em seguida para os Lençóis Maranhenses.

No Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, as dunas de areia branca e lagos para banhos já revelam a grandiosidade do passeio. Santo Amaro, Barreirinhas, Atins e Caburé são cidades que devem constar no seu mapa de viagem — verdadeiros oásis no chamado deserto brasileiro.  

Depois, a aterrissagem é no Delta do Parnaíba, com seu santuário ecológico e passeios com muita emoção pelos rios em um dos poucos deltas oceânicos do mundo, sendo o maior das Américas. Na imensa reserva de caranguejos da região, o Piauí ainda reserva experiências únicas, como veremos logo mais no post.

Ao chegar no Ceará, as praias desertas serão grandes atrativos, sem falar nas belezas de Jericoacoara. Ao longo da rota, existem excelentes meios de hospedagens, restaurantes com culinária típica e agências especializadas em roteiros, passeios e transfer. Após conhecer um pouco mais sobre o roteiro que mais cresce no ecoturismo brasileiro, vamos agora apresentar seis atividades da Rota das Emoções!

1. Passeios off road    

Ao ouvir a palavra off road você já sabe que é um passeio de aventura, fora da estrada. Com uma extensão bem ampla, a Rota das Emoções é um convite para quem gosta de adrenalina (ou não!). Esteja você acompanhado, sozinho ou com filhos, os passeios nas caminhonetes e jipes com tração 4X4 ou até nas famosas jardineiras são uma experiência única. 

Isso porque você poderá observar paisagens contagiantes além de sentir o vento no rosto ou, se preferir, terá a comodidade do ar-condicionado de muitos veículos disponibilizados pelas agências que oferecem o serviço. Os passeios off road contemplam as dunas nos Lençóis Maranhenses, lagoas diversas e praias do Ceará.

Alguns podem até mesmo configurar esticadas mais ousadas pelas areias do litoral piauiense. Uma opção é ir até a árvore penteada, um tamarindeiro envergado pelas forças do vento em Luís Corrêa, município do Piauí que também faz parte da Rota das Emoções. 

2. Passeios náuticos     

Os passeios de barco são uma característica do roteiro no Delta do Parnaíba. Como a região é a foz do rio Parnaíba, que desemboca no mar, nada melhor do que contratar passeios para navegar rios adentro. Assim, você poderá conhecer a diversidade da fauna e flora, principalmente dentro da riqueza natural dos manguezais, observando diferentes tipos de animais silvestres. 

Os destaques são os guarás-vermelhos, os cavalos-marinhos e os caranguejos. Sem falar nos safáris noturnos, que possibilitam uma experiência imperdível no habitat natural de muitos animais, como cobras, jacarés e macacos. Fora isso, os passeios possibilitam a observação de ilhotas que se “desmancham” com a subida da maré — são cerca de 70 somente no Delta. 

3. Sobrevoos pela região         

Helicópteros e pequenos aviões fazem passeios pela região da Rota das Emoções, principalmente nos Lençóis Maranhenses. Apesar do alto valor comparado aos demais tipos de transporte, a experiência é diferenciada, já que nesse tipo de passeio é possível observar de outro ângulo as belezas naturais.

Uma paisagem que chama a atenção vendo de cima são as dunas — uma imagem bem marcante. Dessa forma, para quem deseja diversificação de experiências, ir a um passeio aéreo vale muito a pena e deve estar no roteiro!

4. Passeios de quadriciclo 

Seja em quadriciclos ou bugues, os passeios ajudarão você a conhecer melhor as principais praias que integram a Rota das Emoções. Como o roteiro é bem extenso, nada melhor do que contar com o auxílio dos motores.

Rodar pelas dunas dos Lençóis pilotando um quadriciclo com uma pessoa querida ao lado ou acelerando em um bugue faz parte dos inúmeros momentos que reservarão emoções extremamente memoráveis. São passeios que não podem ficar de fora do seu planejamento.

5. Observação de pássaros     

Se você é fã e tem como hobby a observação de aves, um dos melhores lugares para se sentir realizado é no Delta do Parnaíba. Com um bom binóculo ou câmeras com lentes de alto alcance, diversas espécies de pássaros poderão ser vistas.

Além disso, é possível reservar imagens esplêndidas, tendo como pano de fundo a exuberância da natureza da região, com mata, mar, rios e muita vida silvestre. Trata-se de uma atividade que vem conquistando cada vez mais turistas, transformando a Rota das Emoções em um polo de observação não só de pássaros, como de outros animais e da flora local. 

6. Kitesurf/Windsurf    

Como a Rota das Emoções conta com praias com excelentes condições climáticas para a prática do Kitesurf e Windsurf, os esportistas e também iniciantes poderão se deliciar com os fortes ventos e constante. 

Podemos citar as praias de Jericoacoara, no Ceará, Macapá e Barra Grande, no Piauí. Ou seja, opções não vão faltar para as suas manobras radicais. Inclusive, até quem nunca velejou poderá aprender por meio de aulas com instrutores credenciados, que alugam os equipamentos. 

Busque segurança nas atividades na Rota das Emoções 

Como a segurança é um ponto fundamental para o seu passeio ser bem-sucedido, uma boa dica é procurar agências especializadas ligadas a esse roteiro. Os profissionais sabem quais são os melhores pacotes, prestadores de serviços e hotéis pelo valor que você pode pagar!

Dessa maneira, você e sua família poderão curtir com tranquilidade as atividades na Rota das Emoções, sabendo que todas as normas estão sendo respeitadas, inclusive as ambientais e que valorizam as comunidades locais. Portanto, faça um bom planejamento e pesquise sobre a credibilidade das agências antes de fechar o seu pacote de viagem! 

E você, quer se deliciar ainda mais com informações sobre a Rota das Emoções? Então assine a nossa newsletter agora mesmo!       

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This