6 roteiros off road para quem gosta de aventura - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
6 roteiros off road para quem gosta de aventura

Você gosta de desafios e de conhecer paisagens exuberantes? Então, desperte o seu lado aventureiro e curta os vários roteiros off road espalhados pelo Brasil.

Esse passeio deve ser feito com veículos 4X4, porque percorre trilhas com aclives, buracos, declives e erosões. Dependendo da época do ano, há também bastante lama. Sem dúvida, é o lazer ideal para quem gosta de aventura.

Se você está querendo fugir do asfalto e sair da rotina, nada melhor do que conhecer 6 roteiros incríveis para fazer uma viagem off road. Confira:

1. Jalapão (TO): paisagem exuberante

Um dos melhores roteiros off road do Brasil é o Jalapão ou Parque Estadual do Jalapão, com uma área de 34 mil metros quadrados. Para quem tem jipe e picape com tração nas 4 rodas, vale a pena passar algumas horas curtindo a natureza, com destaque para as cachoeiras, as dunas e os fervedouros de águas cristalinas.

O motorista precisa também ter muita habilidade, porque o terreno é muito arenoso e relativamente acidentado. Além de muita adrenalina, o passeio proporciona curtir as belezas de vários locais, como a Cachoeira da Formiga, o Cânion Sussuapara, o Morro Vermelho e a Pedra Furada.

Se você gosta de relaxar depois de gastar muita adrenalina, aproveite as piscinas naturais ao longo do Parque Estadual do Jalapão, que recebe visitantes ao longo do ano, principalmente, nos feriados prolongados.

2. Rota das Emoções: atrações que justificam o nome  

Quem não adoraria mergulhar nas maravilhosas águas do nordeste brasileiro? Então, é melhor não perder tempo e encarar a Rota das Emoções, que se destaca pelas praias maravilhosas e por vários atrativos que impressionam os turistas pela beleza.

É um dos roteiros off road mais interessantes do Brasil, porque envolve municípios de 3 estados (Ceará, Maranhão e Piauí). As atrações são tantas que é possível curtir as belezas da região durante 9 dias.

A Rota das Emoções tem lugares de beleza rara, como as lagoas Azul, do Paraíso e dos Peixes. Os visitantes também podem tomar um banho de mar nas praias da Barra Grande, Caburé e Guriú. Ainda é possível conferir o visual maravilhoso das ilhas do Delta do Parnaíba.

Com certeza, você pode unir aventura e natureza em um passeio inesquecível, que está à disposição dos turistas o ano inteiro.

3. Lençóis Maranhenses: paraíso do Nordeste

Não é exagero dizer que você perdeu a viagem, caso tenha ido ao Maranhão e não conheceu os famosos Lençóis Maranhenses. Este parque nacional, que é um dos três destinos da famosa Rota das Emoções, é considerado por muitos um dos roteiros off road mais exuberantes do País. Para quem adora uma aventura em um veículo 4X4, é uma ótima oportunidade de testar a habilidade ao enfrentar um terreno arenoso e acidentado.

Ao mesmo tempo, você pode desfrutar de um dos passeios mais espetaculares do Brasil. Isso porque a natureza proporciona passar por dunas e pelas lagoas Azul, da Esmeralda, da Paz, dos Peixes e da Preguiça.

Para poupar um pouco de adrenalina, você também pode conhecer o Farol das Preguiças (onde são encontrados os bichos-preguiça), os povoados de Betânia e Mandacaru, além da península de Caburé.

No período de janeiro a junho, as chuvas ocorrem com mais frequência na região, o que possibilita ver as lagoas cheias e mais lama no trajeto. Assim, os aventureiros podem fazer uma trilha com maior grau de dificuldade e admirar a plenitude dos encantos dos Lençóis Maranhenses. Você merece fazer esse passeio, não acha?

4. Estrada Real: união de história com aventura

Nada melhor para testar o seu espírito aventureiro do que passar pelas estradas largas que fazem parte desse roteiro, que engloba os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O passeio começa em Paraty (RJ) e passa por cidades históricas como Ouro Preto (MG) e Diamantina (MG).

Se você quer emoção e verificar a potência do seu veículo 4X4, é melhor encarar o trajeto no período de chuvas (outubro a março) por causa da lama.  Em Minas Gerais, o trecho de Tiradentes a Carrancas é considerado um dos mais difíceis, porque o terreno é bastante acidentado e íngreme.

Para relaxar, os aventureiros podem aproveitar a hospitalidade dos moradores e a simplicidade das pousadas da região. Ou seja, você terá o conforto necessário para recarregar as energias e seguir em frente.

O nome do roteiro é Estrada Real, porque o caminho era usado pela corte portuguesa para escoar o ouro até o litoral. Por isso, você tem a oportunidade de unir história e aventura em um único passeio e ter uma experiência inesquecível.

5. Serra da Canastra: para os amantes de roteiros off road

Aventura de primeira qualidade é o que você vai desfrutar ao passar pela Serra da Canastra, em Minas Gerais. Os atrativos culturais, históricos e os naturais fazem com que o trajeto seja um dos mais fascinantes do Brasil.

Se curte viajar em um veículo 4X4, saiba que o caminho se destaca pelo terreno acidentado e por ter morros, rochas e travessias de rios. Ou seja, não vai faltar desafio para você superar e seguir em frente.

A dica é passar pelo Parque Nacional da Serra da Canastra no período de abril a outubro. Nele, você vai se maravilhar com as cachoeiras do Capão Forro e da Chinela, além da famosa nascente do Rio São Francisco. Vale a pena também conhecer a rota do queijo da Canastra, onde as lojas de queijo artesanal oferecem produtos de dar água na boca!  

6. Serra do Roncador: aventura garantida

Em Mato Grosso, a Serra do Roncador é considerada um dos passeios off road mais emocionantes do País. Um dos motivos é que o local fica no meio da floresta amazônica e apresenta um terreno acidentado e íngreme, que pode chegar a 700 metros de altitude.

Com 800 quilômetros de extensão, a Serra do Roncador tem paisagens encantadoras para você admirar, como as cachoeiras Cristal, Bateia e Gêmeas. O Arco da Pedra e a Gruta da Pedra Azul são outros pontos turísticos que merecem ser visitados.

Agora, você já sabe que há excelentes roteiros para aventuras fantásticas com o seu automóvel 4X4. Só basta encontrar um tempo na agenda e se planejar para viver passeios inesquecíveis.

Gostou de conhecer os melhores roteiros off road? Então, compartilhe este post nas redes sociais. Afinal, todos merecem conhecer boas opções para curtir a vida!

Carolina Sena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This