9 praias da Rota das Emoções para fazer um roteiro inesquecível! - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
9 praias da Rota das Emoções para fazer um roteiro inesquecível!

Viajar pelo nordeste brasileiro é sempre uma experiência incrível e inesquecível. Dos mais de 7 mil quilômetros de costa litorânea do Brasil, milhares deles são localizados nessa região tão rica em belezas naturais e cultura sem igual. Mas afinal, você conhece ou já ouviu falar sobre as praias da Rota das Emoções?

Essa é a denominação dada aos roteiros feitos entre as praias dos estados do Ceará, Maranhão e Piauí, regiões repletas de passeios possíveis entre os mais variados espectros e valores.  As oportunidades por aqui variam desde rotas mais tranquilas àquelas repletas de aventura e adrenalina, perfeitas para viajantes aventureiros e em busca de diversão.

Mas afinal, quais são as praias mais importantes desses estados? Quais delas combinam mais com o conceito de ecoturismo na rota das emoções? Pensando em tirar essas dúvidas, preparamos um conteúdo especial para que você encontre motivos para fazer a rota das emoções, um dos destinos litorâneos mais procurados entre esses estados. Boa leitura!

Como são as praias do Nordeste?

A região nordeste do Brasil é, sem sombra de dúvidas, uma das mais bonitas de todo o nosso território. Além disso, esse cantinho brasileiro é exaltado pelos quatro cantos do mundo por conta de sua cultura riquíssima e densa, além de suas praias particularmente inesquecíveis.

A região inteira é composta por uma multiplicidade de etnias, povos, culturas e, claro, diversidades geográficas. Destas, uma das mais marcantes é o clima. No Nordeste existem vários tipos climatológicos, como é o caso do tropical semiárido (localizado mais no centro da região), tropical, equatorial úmido e litorâneo úmido (predominante na faixa litorânea, como o próprio nome já nos indica).

Esse tipo de clima é majoritariamente quente e, novamente como a denominação já nos deixa como dica, úmido. Isso significa que as chuvas são frequentes, especialmente durante o verão, mas ainda assim bem distribuídas durante todo o ano. Apesar disso, elas não costumam atrapalhar o clima de festa e descontração encontrado nas praias nordestinas.

O relevo nordestino, especialmente nas áreas litorâneas, também é bastante variado. Por aqui, podemos encontrar estruturas praticamente únicas no Brasil e bastante raras em todo o mundo, como é o caso das nossas famosíssimas dunas do Maranhão. Além delas, outras formações espetaculares também são geradas ao longo da região, como os deltas e várias outras paisagens de tirar o fôlego.

Portanto, de maneira resumida, podemos afirmar que as praias nordestinas são um espetáculo completamente à parte e único em todo o planeta. Por aqui, você pode entrar em contato com diversas culturas e realidades geográficas, viajando por aspectos muito diferentes dentro de uma mesma região.

Quais são as vantagens de realizar esse percurso pelas praias do Nordeste?

Um mochilão na Rota das emoções é um percurso realizado em apenas três estados do nordeste: Piauí, Ceará e Maranhão. Embora não cubra toda a extensão do território nordestino, esse roteiro passa por lugares realmente fantásticos e já nos dá um gostinho do que é a região como um todo.

Além disso, algumas das estruturas únicas mencionadas em nosso tópico anterior estão justamente localizadas nessa região, o que faz com que passear por tais estados nos dê uma amostra de algumas das paisagens mais singulares de todo o planeta. Legal, não é mesmo?

Outra vantagem incrível dessa excursão é a possibilidade da criação de novos laços e amizades, que podem ser facilmente formadas durante os passeios. Conhecer gente nova em uma viagem tão empolgante garantirá amigos para toda a vida, além de ótimas lembranças e muitas histórias para contar.

Essa viagem começa, na maioria das vezes, pela cidade de São Luís, no Maranhão, segue para o Piauí e termina no Ceará, nas belezas das praias dessa região. A seguir, falaremos mais especificamente sobre as particularidades de cada local e apresentaremos algumas das mais importantes praias da região. Vamos lá?

Quais são as principais praias do Ceará?

Embora seja normalmente o último estado visitado durante os passeios da Rota das Emoções, escolhemos falar primeiro sobre as praias do Ceará por conta de suas belezas naturais já conhecidas por muitas pessoas. Além das praias mais famosas, abordaremos algumas outras mais paradisíacas e desconhecidas. Confira:

1. Jericoacoara

A praia de Jericoacoara, conhecida popular e carinhosamente como Jeri, é uma das regiões litorâneas mais famosas do Brasil e está frequentemente entre as mais bem colocadas em rankings das praias mais belas de todo o planeta. Por isso, deixá-la de fora dessa lista não é uma opção!

Incluir Jeri em seu roteiro na Rota das Emoções é garantir que belezas nunca vistas antes sejam apreciadas cara a cara. Essa praia está localizada a cerca de 300 km da capital cearense, Fortaleza, e conta com um clima bastante rústico e bem natural, como se as coisas por ali não tivessem, até então, sofrido a influência da mão do homem.

A preservação do local, portanto, é uma preocupação muito forte dos governantes e nativos da região. As estradas, por exemplo, ainda são de terra e não receberam pavimentação ou qualquer interferência mais ‘’tecnológica’’. Além disso, tudo que está por aí é muito bem cuidado e há uma forte vigilância para garantir que a natureza não sofra com as visitas dos milhares de turistas que querem conhecer Jericoacoara.

Apesar de toda essa tranquilidade, a vida noturna da região é muito ativa e as festas rolam soltas. Para os mais pacatos, é possível aproveitar as belas praias e visitar as lagoas do local, que são extremamente límpidas e parecem ter, literalmente, saído de uma pintura.

2. Camocim

Assim como Jeri, Camocim é um município que contém várias praias e atrações para os turistas que fazem a Rota das Emoções. O local sofre, até os dias atuais, uma forte influência de povos nativos indígenas, que deixaram a sua marca firme e forte na cultura do ambiente e na formação de todas as estruturas que tornam a região o que ela é hoje.

O clima de Camocim é tropical semiúmido, o que torna essa região um pouco mais seca do que algumas outras do litoral brasileiro. Isso, no entanto, não é um ponto negativo, mas uma característica que garante altas temperaturas e muitos dias de sol para aqueles que querem curtir o clima típico do Nordeste.

A estação de chuvas por aqui ocorre entre os meses de janeiro a junho. A temporada mais seca, por sua vez, ocorre nos meses restantes, entre julho e dezembro. Com isso, fica mais fácil escolher a época ideal para visitar essa região tão rica de nosso Nordeste e do estado do Ceará.

Entre as principais atrações da região de Camocim, o mar límpido da Praia de Maceió, podemos citar as incríveis falésias da praia de Barreiras, o farol do Trapiá, as gigantescas dunas da Barra dos Remédios, e as inúmeras lagoas espalhadas pela região, que formam verdadeiras piscinas naturais de águas cristalinas. Diversão garantida para toda a família!

3. Praia do Preá

Já deu para perceber que belezas naturais é o que não faltam entre as praias da Rota das Emoções, não é mesmo? Nesse quesito, a Praia do Preá (nome de um simpático roedor muito semelhante aos porquinhos da índia) não deixa a desejar e não fica atrás das suas vizinhas já citadas em nossa conversa.

Localizada no município de Cruz, a pequena vila faz parte da mesma área de proteção ambiental (APA) que a sua vizinha, Jericoacoara. Isso garante uma extensa área muito preservada e com as belezas naturais praticamente intocadas pelo homem.

A cultura da região é muito pautada na pesca e ainda conta com costumes muito antigos. Por isso, o clima familiar é predominante por aqui, sendo um passeio imperdível para aqueles que além de desfrutarem das paisagens e da natureza, querem conhecer um cantinho charmoso de nosso Brasil e bater um belo papo com os nativos do local.

Quais são as principais praias do Maranhão?

O Maranhão é, felizmente, é uma das portas de entrada para a Rota das Emoções. A partir desse belíssimo estado, o turista se vê frente a frente com regiões jamais vistas antes e tem o privilégio de fazer, ainda que por pouco tempo, parte da natureza ímpar que é encontrada no Nordeste do nosso país. A seguir, vamos conferir algumas das principais praias dessa linda região:

4. Praia dos Lençóis

Aqueles que têm o privilégio de ver de perto as dunas maranhenses nunca se esquecerão de sua deslumbrante beleza. A praia dos Lençóis está localizada no município de Barreirinhas e conta com uma das paisagens mais bonitas do Brasil: de um lado, os lençóis de areia, também conhecidos como dunas e do outro o belíssimo mar da região.

A praia é muito extensa e tem pouca aglomeração de pessoas. Isso faz com que a visita a esse local seja uma boa opção para qualquer tipo de turista, desde os que adoram uma conversa aos mais retraídos e que querem apenas aproveitar a natureza do ambiente.

Além disso, essa região faz parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma área extremamente preservada e que é figurinha carimbada em praticamente todas as listas de regiões mais bonitas do mundo. Por isso, algumas regras devem ser cumpridas no local, como a utilização dos veículos certos, entre outras.

5. Praia de Caburé

Também localizada em Barreirinhas e no interior do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a praia de Caburé é um destino imperdível dentre as praias da Rota das Emoções. Linda e tranquila, a região é muito cobiçada entre os turistas, mas mantém o seu clima interiorano e extremamente pacato apesar do grande movimento de pessoas.

Além disso, o local conta com uma infraestrutura rústica para receber os seus turistas, com bares, pousadas, restaurantes e outros estabelecimentos destinados a servir o visitante da melhor forma possível e relembrá-lo de quão especial é o local em que ele está, mesmo em baixa temporada.

Assim como a praia dos Lençóis, a região de Caburé conta com regras específicas para garantir a preservação do local e fazer com que as nossas próximas gerações também possam conferir a sua beleza fenomenal de perto em um futuro próximo.

6. Praia de Atins

Considerada por muitos turistas como a melhor praia do estado do Maranhão, Atins é um espetáculo completamente à parte. Ela está localizada próximo ao município de Barreirinha, lar das outras duas praias citadas em nossa conversa.

A localização geográfica da praia de Atins é um verdadeiro milagre. Ela está disposta entre o oceano, o rio Preguiças e as dunas, pouco mais à frente. Por isso, estar nessa região é estar cercado de belezas fenomenais e paisagens que jamais serão esquecidas por todos que lá pisaram.

A infraestrutura da cidadezinha também é de primeira, contanto com todos os estabelecimentos necessários para garantir uma estadia confortável e feliz, com restaurantes de ótima qualidade de várias opções de lazer para todas as faixas etárias, gêneros e preferências pessoais.

Quais são as principais praias do Piauí?

Por fim, citaremos algumas das principais atrações costeiras do estado do Piauí. Conhecido mundialmente por sua cultura rica e cheia de simbolismos, esse estado é uma das paradas obrigatórias da Rota das Emoções. Por isso, prepare-se para conhecer alguns lugares fenomenais e que não podem ficar de fora do roteiro de sua próxima viagem, além da Praia de Barra Grande:

7. Delta do Parnaíba

A denominação dos deltas diz respeito a uma foz formada por diversos braços de um rio. Esse efeito estrutural ocasiona uma paisagem extremamente bela e diferenciada. Também conhecido como o Delta das Américas, o delta do Parnaíba é uma região praticamente única, e definitivamente incomum, no território brasileiro.

Parte da região está localizada no estado do Maranhão e por isso conta com algumas das características geográficas daquele local. Além da natureza do delta do Parnaíba, o local tem diversas ilhazinhas que contribuem ainda mais para a beleza do ambiente, tornando-o um verdadeiro cartão-postal.

Outras estruturas e ocorrências do local incluem a presença de dunas, lagoas e mangues, o que faz com que o delta seja um verdadeiro paraíso da biodiversidade, com espécies infinitas de fauna e flora para que os turistas possam apreciar e se conectar de um modo único com a natureza ao redor.

8. Praia do Coqueiro

Considerada uma das mais badaladas praias piauienses, a praia do Coqueiro é uma região muito frequentada por quem adora uma festa e não abre mão da curtição com pessoas diferentes. Por isso, a vida noturna da região é particularmente desenvolvida, com muitas opções de casas noturnas, bares e outros estabelecimentos do tipo.

Apesar de todo esse agito, a região também é notável por suas belezas naturais e pode tranquilamente ser frequentada por pessoas de todas as idades. Uma das características mais marcantes do local é a presença de uma barreira de corais, que traz uma paisagem completamente única.

9. Praia da Pedra do Sal

Para aqueles que curtem um mistério e um certo misticismo, a praia da Pedra do Sal é uma boa pedida. Apesar de não envolver necessariamente eventos sobrenaturais, há lendas que rondam a região e atribuem as formações rochosas presentes no local ao trabalho de seres de outros planetas.

Acreditando ou não na vida fora da Terra, é impossível deixar essa praia de fora de seu roteiro. As águas por aqui são extremamente límpidas e a região traz uma paz e tranquilidade ímpares, permitindo que toda a família se conecte com a natureza por meio das belezas do ambiente e da rica biodiversidade do local.

Como montar um bom roteiro de viagem para a Rota das Emoções?

Você sabe como montar um bom roteiro de viagens? Sendo ainda mais específico, você sabe como montar um bom roteiro de viagem para a Rota das Emoções? Não? Não se preocupe! A seguir, nós vamos fornecer algumas dicas fundamentais que garantirão o sucesso de seu roteiro e farão com que a sua viagem seja exatamente aquilo que você sempre sonhou. Confira:

Defina um orçamento prévio

O primeiro passo para fazer qualquer roteiro prático, eficiente e palpável é definir um orçamento. Sem essa etapa, é impossível ser bem-sucedido nessa empreitada e alguns imprevistos indesejáveis são praticamente certeiros. Não é isso que nós desejamos que aconteça, certo?

Para evitar problemas e muita dor de cabeça, o essencial é definir exatamente aquilo que pode ser gasto e, se necessário, começar a juntar o dinheiro o quanto antes. Em caso de uma viagem com mais pessoas, é bacana já separar os valores e garantir que todos estão dispostos a embarcar nessa aventura pela Rota das Emoções.

Veja quem acompanhará você nessa aventura

Ainda falando sobre o número de pessoas que farão a viagem com você, escolher previamente os seus amigos ou familiares que te acompanharão é muito importante. Isso garante que o orçamento seja ainda mais preciso e ajuda a escolher os próximos passos da viagem, que contará com passeios que agradem a todos os envolvidos.

Além disso, viajar em grupo pode sair mais barato por outros motivos que vão além de dividir as despesas. Empresas de turismo sérias costumam oferecer boas vantagens para grupos, como descontos e oportunidades muito bacanas para tornar a viagem ainda mais inesquecível.

Compre os pacotes e passagens com antecedência

Parte do planejamento de uma viagem é lidar com a compra de passagens, hospedagens e passeios, que devem ser sempre vistos com o máximo de antecedência possível para garantir os melhores preços e evitar imprevistos que podem acabar com todo o plano feito por você e seus amigos.

Por isso, comprar pacotes pode ser uma alternativa bacana, já que boa parte do trabalho pesado é feito pela agência responsável. Com isso, a organização fica por conta dos profissionais do assunto e você precisa basicamente se preocupar com uma única coisa: se divertir em seu destino de viagem, a Rota das Emoções!

Escolha os locais

Apesar da Rota das Emoções compreender uma certa faixa de terra e todos os municípios que se encontram dentro dela, você não precisa obrigatoriamente visitar todos eles. Esse tipo de planejamento é personalizável e você pode escolher dentre as opções de lugares para viajar.

Por isso, uma pesquisa prévia sobre os lugares é fundamental para decidir quais deles são essenciais e não podem, de maneira alguma, ficar de fora de seu roteiro de viagens. Leia muito sobre o assunto e confira as principais características de cada cidade e praia, garantindo que alternativas imperdíveis não sejam deixadas para trás em sua lista.

Prepare as malas

Por fim, o planejamento conta com um fator muito importante e que infelizmente, é muitas vezes deixado para última hora: a arrumação das malas. Isso é fundamental para evitar problemas e garantir que você terá, durante a sua viagem, tudo aquilo que você precisa para que ela seja perfeita.

Para isso, é preciso se lembrar de levar apenas o essencial. Em primeiro lugar, você provavelmente comprará muitas lembrancinhas para você mesmo e todos os seus amigos e familiares, o que demanda um certo espaço na mala. Em segundo, itens demais podem criar peso desnecessário e aumentam a chance de esquecer o que é realmente necessário. Tenha bom senso na hora de montar a mala!

Vale a pena investir em pacotes especiais para a Rota das Emoções?

Agora que você já conferiu algumas das principais dicas na hora de montar um bom roteiro para a Rota das Emoções, que tal conversarmos um pouco sobre os pacotes especiais destinados a esse destino tão especial?

Como mencionamos, os pacotes podem ser uma boa alternativa, muito viável, de economia e praticidade para organizar qualquer tipo de viagem. Isso se torna ainda mais importante quando falamos sobre as praias da Rota das Emoções, que se tratam de uma extensão relativamente grande de terra com inúmeros lugares dentro dela.

Essa variedade de locais, embora extremamente empolgante e vantajosa, pode acarretar uma série de dores de cabeça na hora de planejar tudo. A compra de passeios, as legislações de cada município e as especificidades de cada povo são alguns dos elementos que costumam confundir muito a cabeça dos turistas e até mesmo desanimá-los da viagem.

Para não perder a incrível oportunidade de conferir todas essas belezas de perto e passar alguns dias inesquecíveis na Rota das Emoções gastando pouco, que tal considerar a compra de um pacote de viagens? Além de muito econômicos, os profissionais especializados em viagens para esses locais farão praticamente todo o trabalho para você!

Com esse tipo de pacote, você garante a compra de passeios e recebe todas as informações necessárias para aproveitar a sua viagem da melhor maneira possível, sem estresse e preocupações desnecessárias. Para isso, é fundamental escolher uma agência de ecoturismo experiente e que trabalhe com a Rota das Emoções há um tempo considerável, o que garantirá que tudo sairá exatamente como desejado por você e seus acompanhantes.

E aí, gostou de conhecer as principais praias da Rota das Emoções, conferir vários aspectos e características incríveis desses lugares e conhecer um pouco mais sobre as vantagens da Rota das Emoções? Agora que você já sabe todas essas informações e aprendeu a fazer um incrível roteiro de viagem, que tal procurar uma agência especializada nesse percurso para agendar a sua próxima aventura e passar férias no nordeste?

Ficou interessado? Confira, então, as nossas oportunidades do Rota Combo para a Rota das Emoções e comece a planejar a sua viagem para esses locais inesquecíveis do litoral do Brasil!

Comments (2)

  1. Conhecer sem compromisso

    1. Olá Arilene! Se quiser conhecer de perto esse paraíso, indico a ecoadventure.tur.br, eles são fera no assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This