Conheça e apaixone-se pelos encantos de Atins, no Maranhão! - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Conheça e apaixone-se pelos encantos de Atins, no Maranhão!

Visitar os Lençóis Maranhenses não significa apenas conhecer a beleza de suas infinitas dunas de areia e lagoas. Entre as cidades e vilas que beiram o parque, há uma que merece todo o destaque pela sua simplicidade e receptividade de seu povo. Estamos falando de Atins, um pequeno vilarejo do Maranhão, que reserva uma energia toda especial aos seus visitantes — praticamente um destino mágico para os aventureiros. 

Quer saber por que Atins é tão incrível assim e conhecer um pouco mais sobre as suas curiosidades? Continue com a gente aqui e descubra cada encanto desse paraíso isolado nos Lençóis. Vamos começar? 

Onde fica a cidade de Atins (MA)? 

A cidade fica às margens do Rio Preguiças e, ao mesmo tempo, é banhada pelo Oceano Atlântico. Tudo isso é bem coladinho à entrada do Parque dos Lençóis, o que faz da localização do lugar um privilégio para o turista. Afinal, de lá, é possível acessar, a pé, a principal atração turística da região. 

São apenas 22 quilômetros de distância da famosa Barreirinhas. No entanto, apesar da proximidade, o trajeto leva cerca de uma a duas horas de viagem, a depender do tipo de transporte escolhido e da época do ano— mas sem preocupação. Esse roteiro já faz parte da aventura, e o passeio é garantia de paisagens lindas e encantadoras.

Entenda melhor no próximo tópico! 

Como chegar a Atins? 

Você deve estar se perguntando por que demora tanto para cruzar um trajeto tão curto entre Barreirinhas e Atins. A resposta é simples: esse caminho é para aventureiros. Afinal, só se chega por meio de um transporte 4×4 ou barco. Ou seja, você precisará contratar um pacote de uma empresa especializada no fretamento desses transportes para ter acesso ao paraíso. Esse tipo de serviço é encontrado com facilidade por lá, e, sem dúvidas, é um atrativo à parte para o seu passeio

Como é o pequeno vilarejo de Atins? 

Mágica! Essa, talvez, seja a palavra mais coerente para descrever a pequena Atins. Suas ruas de areia, seu vasto litoral selvagem e suas casinhas simples dão um ar especial ao pequeno vilarejo de pescadores. Um jeitão mais “roots” para quem busca uma aventura mais próxima à natureza e sem a necessidade de luxos. 

Visitar Atins promove uma sensação de fazer parte da vida da cidade e esquecer a loucura e correria dos centros urbanos. A impressão que dá é de que o tempo parou por lá e não há nada a se preocupar. Perfeito, não é mesmo? 

O que fazer em Atins? 

Agora que já deu para ter uma noção de como é a vila de Atins, provavelmente, você deve estar imaginando que o destino é ideal apenas para relaxar e descansar. Na verdade, isso é só para quem quiser.

Afinal, apesar de pequena, a vila oferece uma infinidade de atividades e atrações que podem ser exploradas, de acordo com seus níveis de adrenalina e espírito de aventura. Quer conferir algumas delas? Veja a lista a seguir!

  • O canto de Atins fica localizado a uma hora e meia de Atins, a pé. Lá, é possível apreciar a natureza exuberante com suas dunas e lagoas, além da comida caseira de alguns restaurantes locais. A forma mais fácil de chegar é pela praia, mas também há trilhas, nas quais se recomenda o acompanhamento de guias. 
  • À lagoa verde, dá para chegar a pé, desde que haja disposição e bom preparo físico. Afinal são três horas e meia de caminhada. Porém, você pode contratar passeios com 4×4 para chegar lá, se preferir. 
  • A lagoa tropical é menos explorada que a anterior, seu trajeto leva cerca de uma hora e meia a pé, e, já pelo caminho, você conhece outros pequenos lagos — bons para se refrescar. 
  • Para quem é apaixonado por trilhas e trekkings, a travessia até Santo Amaro pode ser uma excelente opção. São, ao todo, três dias de caminhada, e o ideal é ser acompanhado de um guia credenciado. 
  • Parque dos Lençóis Maranhenses. 
  • Prática de esportes de aventura — além das trilhas, é possível alugar stand-up ou fazer kitesurf, por exemplo, e explorar os lugares de uma forma diferente.
  • A revoada dos guarás é espetáculo único, que permite observar os guarás — pássaros típicos da região, que têm uma penugem vermelha e se recolhem ao entardecer. 

Qual a melhor época para visitar Atins? 

Modéstia à parte, mas os Lençóis Maranhenses são perfeitos o ano inteiro. A cada época do ano, as paisagens mudam, e os cenários apresentam encantos diferentes.

Uma dica essencial é, antes de se basear em sazonalidades, entrar em contato com uma agência de viagens local e verificar os passeios oferecidos em cada período e seus respectivos valores. Assim, sua experiência de viagem pode ser mais incrível do que você imagina, independentemente do tipo de estação ou clima. 

O que não pode ser esquecido em sua viagem para Atins? 

Para fechar nossas dicas sobre esse paraíso incrível, vale lembrar da importância de levar alguns acessórios, equipamentos e produtos em sua mala, no intuito de garantir o seu conforto e a sua segurança durante a viagem. Vamos ao checklist? Tome note dos itens a seguir! 

  • protetor solar; 
  • boné; 
  • repelente para mosquitos;
  • bolsa ou mochila para caminhadas; 
  • óculos de sol; 
  • roupa de banho; 
  • dinheiro em espécie; 
  • garrafas de água para passeios; 
  • chinelo. 

Essas são algumas dicas imperdíveis para quem pretende visitar a encantadora Atins, no Maranhão. Sem dúvidas, um passeio obrigatório para quem explorará os Lençóis Maranhenses e quer conhecer, de perto, um dos vilarejos mais calmos e tradicionais da região. Atins é um lugar mais que especial e, sem dúvidas, visitá-lo fará toda a diferença em seu roteiro

Curtiu o post? Deu vontade de arrumar a mochila e partir para essa aventura? Então, para incentivar ainda mais, confira nosso artigo sobre a famosa Rota das Emoções, com um incrível roteiro conjugado entre Piauí, Maranhão e Ceará. Já imaginou? Boa leitura e prepare-se para sua próxima aventura! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This