Conheça e explore a Praia de Barra Grande, no Piauí! - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Conheça e explore a Praia de Barra Grande, no Piauí!

Uma praia situada no estado que abriga o menor litoral brasileiro, em formato de lua, é hoje o destino que mais tem despertado interesse em turistas daqui e de outros países. 

Barra Grande, no Piauí, encanta não só pela beleza natural, como também em razão de ser o melhor lugar do Brasil para a prática do kitesurf. Com areias branquinhas, a praia tem condições especiais para fazer do seu passeio um momento exuberante. 

Seja para casais, famílias inteiras ou em um roteiro individual, Barra Grande não pode ficar de fora das suas experiências pelo Nordeste. Transforme essa emoção em realidade e conheça, agora, as principais informações turísticas do local que vai marcar a sua vida para sempre. Vamos lá! 

Veja como chegar e a localização de Barra Grande no Piauí 

Barra Grande está localizada no município de Cajueiro da Praia, que fica a 380 Km da capital Teresina e a 450 Km de Fortaleza, no Ceará. É um vilarejo lindo, com um povo muito acolhedor e que ainda não tem a superlotação de points mais badalados, como Jericoacoara. 

Para chegar de avião, vindo de outros estados, você terá que desembarcar em Fortaleza ou Teresina. Depois, é hora de seguir em direção a Parnaíba, que fica a 70 Km da praia, indo pela BR-402 de carro ou ônibus. 

Agora, se a sua escolha for fazer todo o trajeto de carro, tenha paciência, pois de São Paulo a Barra Grande, por exemplo, são nada menos do que 3.000 Km — ou 2.600 Km saindo do Rio de Janeiro.  

No entanto, a melhor opção para quem mora no Estado de São Paulo é embarcar em voos que saem de Campinas (SP) direto para Parnaíba, onde você vai desembarcar no aeroporto internacional Dr. João Silva Filho. 

Chegando no Piauí, a dica é sempre contar com empresas especializadas que fazem o traslado, destinando mais segurança e conforto ao seu passeio. Isso porque a presença de guias fará com a que a sua viagem não tenha contratempos e seja sempre lembrada positivamente. 

Descubra o que fazer em Barra Grande  

Opções de lazer não faltam em Barra Grande  seja para você praticar esportes radicais ou para relaxar. Como venta muito no litoral do Piauí, a praia tem as melhores condições do Brasil para a prática do kitesurf. Não é a toa que lá é uma das etapas do campeonato mundial da modalidade. 

E o melhor: como o vento sopra para o continente, os iniciantes podem treinar sem medo, pois não serão levados mar adentro.

O kite é uma prancha com uma pipa que proporciona ao praticante a realização de manobras do surf e também do paraglider, tendo em vista que a pessoa voa quando sai de uma onda, pegando a térmica do vento.  

Além da principal atração, os visitantes poderão contemplar momentos ímpares por conta da grande quantidade de rios existentes no local, trilhas, rico ecossistema e belíssimas paisagens. 

Relaxe em um clima de paz e puro contato com a natureza  

A praia piauiense é sinônimo de ecoturismo. Distante dos centros urbanos, a vila conta com pousadas rústicas e confortáveis, inclusive com redes, wifi, colchonetes em áreas de descanso e todo o clima para você sempre manter o pé na areia.  

Com uma extensa região costeira e vários rios indo em direção ao mar, Barra Grande possui (eis o nome) barreiras de areia formando grandes lagoas planas e rasas, ideais para aquela esticada flutuante. 

A água é quente, proporcionando um momento único de relaxamento e paz interior. Um momento que todo turista nunca se esquece é o pôr do sol, que sempre proporciona uma energia incrível para renovação. 

Além da vivência maravilhosa, você poderá desfrutar de uma gastronomia com sabores e aromas que somente os frutos do mar podem oferecer. As tapiocas também são destaque e conquistam muitos paladares. 

Fora isso, em razão de uma ampla área de proteção ambiental (APA), Barra Grande ainda conta com rotas de puro contato com a natureza, como veremos a seguir: 

Rota do cavalo-marinho       

A consciência ambiental é uma realidade no vilarejo. No local, há quatro associações de condutores de turistas que trabalham pela preservação de tudo que existe ao redor da praia. 

Esse passeio já começa de um jeito muito bacana: um transfer em charretes conduzidas por um jegue, totalmente no clima nordestino. Depois de aproximadamente 15 minutos, tempo para ouvir curiosidades e tirar dúvidas com os guias, chega a hora do percurso em canoa, em pleno mangue e igarapés. 

Com equipamentos de segurança adequados, você poderá observar as espécies nativas da fauna e da flora. Aí é a hora de ver caranguejos e o tão esperado cavalo-marinho, no momento em que a maré sobe. 

Outro momento mágico é observar o voo das garças azuis que só existem por lá, ou seja, fotos inesquecíveis estarão garantidas em sua bagagem. O passeio reserva ainda um contato direto com a lama do mangue, onde é possível fazer uma boa limpeza de pele. 

Rota das Emoções 

Sabendo que Barra Grande está bem próxima da Rota das Emoções, uma dica para sua viagem ficar ainda melhor é incluir essa esticada no seu roteiro. Trata-se de uma excelente oportunidade para reservar alguns dias e se integrar ainda mais na natureza da região, com experiências incríveis.

O Delta, por exemplo, é um dos três rios existentes no mundo com mais de 5 rios desaguando no mar — além de ser o único da América Latina. Você verá espécies nativas, como jacarés, macacos, garças, guarás e cobras. Assim, a aventura estará garantida. 

Nos Lençóis Maranhenses, dunas não faltarão em uma paisagem que palavra nenhuma é capaz de descrever. Jeri é tudo de bom e vai animar muito o seu passeio. 

Mas, para tudo sair de acordo com o seu planejamento, conte com o auxílio de guias capacitados e também de empresas que atuam há anos no setor. Assim, independentemente de quantas regiões sejam conhecidas em sua ida até Barra Grande, todas as experiências estarão seguras e em boas mãos.  

Por isso, a organização da sua viagem é fundamental. Aproveite a visita e confira como aproveitar 10 dias pela região sem perder o fôlego! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This