Conheça tudo sobre o turismo no Nordeste brasileiro - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Conheça tudo sobre o turismo no Nordeste brasileiro

Você já fez a programação para as suas próximas férias? Se ainda não fez, vamos mostrar tudo sobre o Nordeste brasileiro.

A Região Nordeste tem diferentes tipos de atrativos turísticos que atendem a todos os gostos. A paisagem vai desde cidades históricas a praias paradisíacas. Passar as férias nessa região é ótimo para quem deseja fugir do estresse diário e da rotina.

Quer saber mais sobre o turismo no Nordeste brasileiro? Confira as dicas que separamos para você sobre alguns destinos no Nordeste.

Canoa Quebrada (CE)

A praia fica no litoral leste do estado e a uma distância de 160 km da capital, Fortaleza. É conhecida pelas suas dunas e as falésias, que são uma forma geográfica de costa alta formada pelo encontro da terra com o mar.

Nas falésias está marcado o símbolo da cidade, que é uma meia-lua e uma estrela. A rua principal de Canoa Quebrada chama-se Dragão do Mar, e é o local mais agitado, onde são encontrados bares, restaurantes e lojas. Devido ao movimento, essa rua é carinhosamente chamada de Broadway.

Quem gosta de atividades radicais pode se aventurar a andar de Buggy, voar de parapente, passear de jangada e chegar até o ponto alto das dunas para apreciar o pôr do sol.

Fortaleza (CE)

A capital do Ceará oferece uma diversidade de opções para os turistas que visitam a cidade. Fortaleza é uma das capitais mais atraentes do Nordeste.

Você vai encontrar praias, centros culturais, restaurantes, pontos turísticos e muitos bares para serem visitados.

As suas praias são um dos pontos de encontro da cidade. Quando você estiver lá, não pode deixar de passear na Avenida Beira-mar e passear pelas praias de Iracema, Meireles, Mucuripe e, claro, a praia do Futuro, que é a principal delas e que atrai muitos turistas.

Você vai encontrar, ao longo da praia do Futuro, diversas barracas que ficam abertas até de madrugada.

O Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura foi criado em 1998, no bairro de Iracema. Tem  arquitetura moderna e reúne bares, restaurantes, espaços de show, teatro, cinema e galerias de arte.

Outra atração dentro da cidade é o Mercadão de Fortaleza, onde você pode encontrar doces, artesanatos e bebidas.

A vida noturna da cidade também é muito agitada. Existem opções para todos os gostos. Você encontra festas que vão desde a música sertaneja até o rock and roll, passando pela música eletrônica, funk e, é claro, o forró!.

Natal (RN)

Apresenta dunas, falésias, piscinas naturais, vilas de pescadores, e o sol dura quase o ano todo. Quem vai lá, não pode deixar de conhecer o que foi até pouco tempo o maior cajueiro do mundo. Através de exame de DNA, recentemente perdeu esse título para o Cajueiro Rei que fica no litoral do Piauí. Mesmo assim, podemos dizer que é o cajueiro mais famoso do mundo, não é mesmo? Ele tem cerca de 8.500 mde copa, sendo possível andar pelas suas raízes e troncos.

Uma das principais praias da cidade é a Pirangi do Norte, onde é possível encontrar águas calmas e piscinas naturais com temperatura morna. A Baía dos Golfinhos só pode ser acessada quando a maré está baixa.

A paisagem é composta por grandes muros de falésias, flora e um mar onde é possível ver golfinhos visitando a região.

Quando você estiver em Natal, não pode deixar de fazer alguns passeios imperdíveis, como andar de Buggy até Genipabu, conhecer a piscina natural que fica em Maracajaú e o Forte dos Reis Magos.

Para quem gosta de aventuras, a viagem da Rota das Dunas é uma off road trip, que passa pelas cidades de Natal, São Miguel do Gostoso, Galinhos, Canoa Quebrada e Fortaleza, durando cerca de cinco dias.

Teresina (PI)

Você já pensou em conhecer o Piauí? Esse estado do Nordeste é o único cuja capital não é banhada pelo mar, mas quem decide conhecer a capital descobre uma cidade com muitas praças e muito verde.

Como o calor é bem intenso, o melhor período para visitar o Piauí é entre os meses de janeiro e julho, que é quando as cachoeiras e as piscinas naturais estão com mais volume de água.

Outro lugar que pode ser visitado é o delta do Parnaíba, que fica entre os estados do Maranhão e do Piauí. Os turistas que vão ao delta encontram um arquipélago com mais de 2.700 km2 de área e mais de 70 ilhas.

Quem estiver pelo Piauí também não pode deixar de visitar o Parque Nacional Serra da Capivara, que guarda as principais pinturas pré-históricas do país.

São Luís (MA)

Com o seu belíssimo estilo arquitetônico influenciado pelos portugueses, São Luís traz diversos pontos turísticos que podem ser visitados dentro da cidade.

Fundada pelos franceses em 1612, a fortaleza de São Luís, hoje, é sede do governo do Maranhão e guarda peças da mobília usada durante os séculos XVIII e XIX.

A Casa das Tulhas é um mercado onde se vendem produtos regionais do estado. Lá se encontram ingredientes para cozinhar, vários tipos de cachaça e a tiquira, que é uma bebida destilada de mandioca considerada afrodisíaco.

A praia Ponta d’Areia fica a 4 km do centro da cidade e é a mais visitada pelos turistas. Já a praia de São Marcos fica a 5 km do centro e é mais frequentada pelos jovens que praticam surfe e kitesurf.

Além das praias e de toda a riqueza histórica que São Luís tem para oferecer, existe outro lugar no Maranhão que não pode deixar de ser visitado: são os Lençóis Maranhenses.

Com uma área de 1.500 km2, os Lençóis são conhecidos como o deserto brasileiro. Ali pode-se visitar lagoas cristalinas formadas nos vales das dunas e fazer um passeio pela área. Para realizar esse tour, procure empresas especializadas no turismo dos Lençóis.

O turismo no Nordeste brasileiro vem ganhando cada vez mais adeptos devido à diversidade de passeios que é possível fazer na região. Quem gosta de praticar esportes de aventura, relaxar à beira-mar e conhecer cidades históricas tem que ir para o Nordeste.

Alguns dos destinos ficam longe das capitais. Nesse caso, alugue um carro para melhorar a sua comodidade e facilitar a viagem.

Neste texto citamos alguns destinos imperdíveis para você conhecer. Gostou das nossas dicas? Então, confira outro texto sobre por que passar férias no Nordeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This