Gosta de turismo gastronômico? Veja como explorar a culinária na Rota das Emoções! - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Gosta de turismo gastronômico? Veja como explorar a culinária na Rota das Emoções!

Se existe uma região privilegiada de cores e sabores no Brasil, ela se chama Nordeste. No entanto, nada se compara à culinária na Rota das Emoções, roteiro que abrange os estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

Quem já ouviu falar sabe o quanto esse passeio pode surpreender com suas paisagens, aventuras e descobertas. Porém, uma viagem do tipo vai muito além do contato com a natureza exuberante: se você souber aproveitá-la, terá a oportunidade de experimentar temperos que não são encontrados em lugar nenhum do mundo. 

Para provar que o povo daquelas bandas manda muito bem na cozinha, preparamos este artigo com alguns pratos que você vai poder conferir pessoalmente durante sua trip. Então, prepare o paladar e continue a leitura! 

O turismo gastronômico da região 

Com toda a certeza, a Rota das Emoções é o roteiro mais completo para quem busca aventura por uma das regiões mais bonitas do país. Desbravar as belezas das lagoas cristalinas dos Lençóis Maranhenses, encantar-se com a magia do Delta do Parnaíba e surpreender-se com a riqueza das praias cearenses são apenas parte do que o trajeto pode oferecer ao visitante. 

Mas nem só de natureza e aventura vive esse tour. A culinária na Rota das Emoções é, indiscutivelmente, uma das atrações que completam o passeio. Apesar da proximidade dos estados, podemos garantir que cada lugar tem suas particularidades, com receitas e temperos totalmente diferentes.

Uma rica influência portuguesa, misturada a ingredientes e tradições de origem indígena e africana, forma a base da culinária da Rota das Emoções. Ela é responsável por atrair os amantes do turismo gastronômico de todo o restante do Brasil. 

A tradicional culinária na Rota das Emoções 

Sem mais delongas, vamos ao que interessa de fato!  Abaixo, separamos algumas das delícias que você poderá encontrar pelos caminhos visitados nesses três estados. Preparado? Então, anote a dicas! 

Arroz de cuxá  

Chegando ao Maranhão, não deixe de ir a algum de seus excelentes restaurantes e devorar o delicioso arroz de cuxá. Esse prato é um dos orgulhos da culinária na Rota das Emoções e marca registrada do povo maranhense.

Sua receita se baseia no arroz acompanhado de camarão seco e temperado com uma erva típica da região: a vinagreira. Trata-se de uma planta comum pela região, que dificilmente será encontrada em outros estados. Portanto, essa é a oportunidade de experimentá-la! 

Peixada maranhense 

O prato é mais uma das maravilhas culinárias da Rota das Emoções. Ao visitar qualquer cidade maranhense, não deixe de experimentar essa “prima” mais próxima da moqueca (em uma versão ainda mais saborosa). De origem indígena, ela tem como ingrediente principal a pescada e um grande diferencial: o ovo cozido.

Acompanhada por arroz branco, temperos diversos e uma pimentinha, não há quem resista! Uma dica de restaurante especializado em peixes e frutos do mar é o Dunas Bistrô, localizado na cidade de Santo Amaro

Arroz Maria Isabel 

Quando você se deparar com essa opção nos cardápios, é sinal de que está saindo do Maranhão e se aproximando do Piauí. Sem dúvidas, o prato mais popular deste último estado é a mistura caprichada de arroz branco com carne de sol e especiarias.

Geralmente, o Maria Isabel é servido em porções generosas e pode ser encontrado em todas as localidades do Piauí — desde o restaurante sofisticado ao mais simples. A receita é tão emblemática que deu origem a um festival gastronômico que leva seu nome e incentiva o turismo do estado. 

Torta de caranguejo  

Ir até o Piauí e não experimentar a famosa torta de caranguejo é quase impossível. O saboroso crustáceo dá aos montes na região e, por isso, se tornou ingrediente de um dos pratos mais reconhecidos do Delta do Parnaíba. 

A dica é: visite o restaurante Caranguejo Expresso, às margens do rio que faz jus ao nome — devido aos pratos à base de carne de caranguejo que são servidos. Apesar de simples, o estabelecimento ganhou fama pela tal torta e, hoje, é parada obrigatória para mochileiros, viajantes, famílias e casais que querem apreciar a verdadeira culinária da Rota das Emoções.

Nada melhor do que saciar a fome depois daquele longo passeio de barco, não é mesmo? 

Cajuína 

Outro sabor imbatível na culinária da Rota das Emoções é a tradicional cajuína. Existente e muito consumida nos três estados (considerada patrimônio imaterial no Piauí, inclusive), essa bebida não alcoólica é feita a partir do caju. Além de deliciosa, trata-se de uma grande aliada da saúde humana.

Suas garrafas são vendidas em mercados, lojinhas e restaurantes de toda a região. Se você ainda não experimentou, anote na lista das delícias que precisa provar durante a viagem. 

Sarrabulho 

Chegando ao Ceará, a variedade de iguarias continua a agradar qualquer amante da gastronomia. Um dos pratos mais particulares do estado é o sarrabulho. Apesar da origem portuguesa, ele se destacou em algumas regiões do Nordeste, mais especificamente no sertão do Ceará.

Os ingredientes dividem opiniões e paladares, pois incluem miúdos de porco ou carneiro e sangue coalhado. Uma dica para quem está a caminho de Jericoacoara é o restaurante São Paulo, que tem o prato entre as opções de seu variado cardápio. 

Carne de sol 

Fechando nossa lista de pratos da culinária da Rota das Emoções, a tradicional carne de sol não poderia ficar de fora, concorda? Seja em um quiosque na praia, seja em um restaurante, a iguaria é marca registrada nordestina e deve fazer parte do roteiro gastronômico de todos os turistas. Ela fica melhor ainda quando é acompanhada da macaxeira. 

Uma dica para degustar a melhor carne de sol em Jeri é o Restaurante Romã, localizado no Beco do Forro. O lugar é imperdível! 

Enfim, essas foram algumas dicas de culinária na Rota das Emoções. Certamente, resumir toda a riqueza da região em apenas um artigo é um desafio impossível de cumprir. Por todas as cidades que você passar, tenha a certeza de que encontrará cores e sabores diferentes, que vão tornar ainda mais completo esse roteiro extraordinário do Brasil. 

Curtiu o conteúdo? Quer receber mais dicas sobre a Rota das Emoções e ficar por dentro do que rola pela região? Então, assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This