Guia completo para você viajar pelo litoral nordestino: do Ceará ao Maranhão - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Guia completo para você viajar pelo litoral nordestino: do Ceará ao Maranhão

Você já pensou em viajar pelo litoral nordestino? O Nordeste é um dos mais famosos destinos turísticos do país e atrai, todos os anos, visitantes do mundo todo. Com paisagens paradisíacas que incluem praias, dunas, trilhas, cachoeiras e um pôr do sol de tirar o fôlego, a região é perfeita para quem busca diversão, aventura e relaxamento.

Essa pode ser uma ótima oportunidade para conhecer um pouco dos 3 mil quilômetros de uma incontável riqueza cultural e natural característica da região. Além disso, ainda é possível escolher as melhores paradas, preparando um roteiro personalizado.

Quer saber mais sobre o assunto? Criamos um guia completo para ajudar você a programar a sua próxima viagem pelo litoral nordestino. Confira!

Como se preparar para a viagem? 

O primeiro passo para se preparar para uma viagem, independentemente do destino, é responder algumas perguntas básicas que vão nortear o seu planejamento. Cada um desses itens é essencial para definir o seu estilo de viajante e começar a organizar a sua aventura dos sonhos. Veja o nosso checklist:

Defina um orçamento

Embora muitas pessoas esqueçam o orçamento durante uma viagem, ele é essencial para criar um roteiro que cabe no seu bolso e evitar que você passe por imprevistos por falta de dinheiro. Por isso, seja realista nos cálculos!

Sabendo exatamente o valor disponível para a viagem, você consegue se organizar em relação aos passeios, hospedagem, alimentação e até mesmo os gastos extras. Além disso, ao definir o orçamento logo na etapa de planejamento, ainda dá tempo de juntar uma grana a mais para curtir as férias.

Escolha a data

A data e a duração da viagem também são itens super importantes, que devem ser definidos com a maior antecedência possível. Os períodos podem variar de acordo com o destino. Afinal, você deve estar atento ao clima e aos eventos que podem acontecer na região durante a sua estadia.

E, como no Nordeste brasileiro é verão o ano inteiro, a sua escolha pode ser feita de acordo com as datas comemorativas, feriados, altas ou baixas temporadas.

Defina um roteiro

Depois de definir o orçamento e a data, chegou a hora de montar um roteiro para a sua viagem. Nele, você deve colocar os destinos escolhidos e o período de estadia em cada um. O litoral nordestino conta com centenas de cidades incríveis — basta escolher aquelas que mais agradam você.

Além disso, o seu roteiro ainda deve ter um resumo das atividades que você pretende fazer, os lugares que visitará, pontos de parada, dentre outras informações que podem ajudar no planejamento da sua viagem.

Informe-se sobre os principais destinos

Para evitar imprevistos ou surpresas desagradáveis, é muito importante se informar sobre os seus principais destinos. O litoral tem como rota alguns vilarejos que não possuem sinal de celular ou muita infraestrutura. Por isso, saber mais sobre os lugares que você pretende visitar é fundamental para o seu planejamento.

Além disso, essa etapa de pesquisa é legal para encontrar eventos que aconteçam durante a sua viagem, pontos turísticos imperdíveis, dicas de restaurantes, entre outras coisas. Ah, e não se esqueça de conferir a previsão do tempo!

Cuide da burocracia

Tudo definido e planejado, é hora de cuidar da burocracia da sua viagem! Afinal, nem só de diversão se faz uma aventura pelo Nordeste. Você precisa reservar passagens aéreas, hospedagem, pacotes de passeios, translado ou aluguel de veículos.

Para ter mais segurança e comodidade nessa etapa, é essencial contar com a assessoria de uma agência de viagens especializada. De preferência, escolha por empresas que atuem com turismo receptivo na sua região de destino  nesse caso, o litoral nordestino.

O que levar para viajar pelo Nordeste?

Como já falamos por aqui, no litoral nordestino é verão o ano inteiro. E, por isso, você deve imaginar alguns itens que não devem faltar na sua bagagem, não é mesmo? Invista em roupas de banho, chinelos, óculos de sol, chapéu e peças de roupa leves e confortáveis.

Se você é do tipo explorador, um tênis é essencial para fazer trilhas, caminhadas e observar com tranquilidade as belezas da região. Lembre-se de sempre contar com repelente e protetor solar na sua bagagem ou bolsa de mão. E, para quem pretende curtir a noite do Nordeste, a regra é praticamente a mesma: roupas leves e sapatos confortáveis.

Em algumas regiões, as ruas são todas de areia, por isso, saltos ou looks muito sofisticados não são os mais indicados. Ande sempre com a sua documentação e tenha algum dinheiro em mãos, para o uso em estabelecimentos que não trabalham com cartões.

Outra boa dica é levar um kit de primeiros socorros com todos os seus medicamentos de uso regular, além de remédios básicos, como anti-inflamatórios, analgésicos e antialérgicos. 

Onde visitar e o que fazer no Nordeste brasileiro?

Agora que você já sabe como se preparar adequadamente para a sua viagem, chegou a hora de descobrir tudo de melhor que o litoral nordestino tem a oferecer. Por isso, listamos as principais atrações que todo o visitante precisa conhecer nos estados do Maranhão, Ceará e Piauí. Confira abaixo:

Maranhão

Um dos mais importantes estados do Nordeste brasileiro, o Maranhão tem atrações para todos os estilos e bolsos. Cercado por praias, florestas, cachoeiras, lagoas, dunas e mangues, o local atrai turistas das mais variadas regiões. O estado faz limite com Piauí, Pará e Tocantins.

São Luís do Maranhão

Capital do estado, São Luís do Maranhão é a principal porta de entrada da região. O passeio pelo centro histórico, composto por casarões tombados pela Unesco, é indispensável e realmente incrível. Apesar de ter sido fundada por franceses, foram os colonizadores portugueses que criaram o estilo arquitetônico que é marca registrada das terras maranhenses.

Nos meses de junho e julho, o Bumba-meu-boi colore as ruas da cidade em uma verdadeira aula de cultura. Para os turistas que buscam por badalação, os bares locais animam as noites com muito reggae regional. Na gastronomia, o guaraná Jesus é uma iguaria que atrai muitos curiosos com a sua chamativa cor rosa.

Embora uma parte do litoral da cidade esteja constantemente imprópria para banho, São Luís oferece boas opções para quem busca passear a beira-mar, mergulhar nas praias de Calhau ou Olho D’Água ou curtir um divertido happy hour nos movimentados quiosques. 

Lençóis Maranhenses

Principal ponto turístico e cartão postal do estado, os famosos Lençóis Maranhenses estão localizados no Parque Nacional do estado. Se você sonha em conhecer um “deserto” de dunas brancas e águas cristalinas, precisa incluir os Lençóis no seu roteiro de viagem urgentemente.

O local fica a quatro horas de distância da capital e revela um cenário paradisíaco para os seus visitantes. Entre as atrações disponibilizadas, é possível realizar trekking nas dunas de areia, banhar-se nas lagoas ou até mesmo fazer passeios em veículos com tração nas quatro rodas ou lancha ao redor da região.

E se depois de um dia inteiro de muita aventura você quiser se hospedar nos arredores do parque, as cidades de Barreirinhas, Santo Amaro, Atins e Primeira Cruz oferecem infraestrutura para receber os turistas.

Pequeno, mas muito aconchegante, o vilarejo de Atins conta com outras opções de atrações, como as visitações para as lagoas Verde e Tropical e as trilhas que levam até o Rio Igarapé. A comunidade, composta principalmente por pescadores, conta com uma gastronomia recheada de especiarias locais.

Ilha de Santana

Embora os Lençóis Maranhenses sejam o principal foco dos turistas, o estado ainda conta com alguns cantinhos incríveis, que merecem a sua atenção. Um deles é a Ilha de Santana. Localizada a aproximadamente 71 km da capital, o local só pode ser acessado por barcos e mantém o seu cenário natural praticamente intocado.

Com um mar sempre calmo, a Ilha de Santana é cercada por belas e conservadas praias. O local é rústico e não apresenta muita infraestrutura, mas o acolhimento dos moradores e a possibilidade de recarregar as energias em um cenário único compensam.

Além dos destinos citados, a riqueza cultural e gastronômica do estado é um espetáculo a parte. Para aproveitar tudo o que essa encantadora região tem a oferecer, o ideal é separar no mínimo sete dias da sua viagem.

Ceará

Com 184 municípios, o Ceará é um dos estados mais populosos do Brasil. A região é cercada por paisagens paradisíacas e um litoral repleto de belezas naturais, o que atrai milhares de turistas todos os anos. Entre as suas principais atrações, estão praias, parques e cachoeiras. Além disso, a cultura e a religiosidade cearense são alguns dos destaques do local. 

O estado é banhado pelo Oceano Atlântico e faz limite com Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Piauí. Os roteiros de viagem pela região podem variar entre cinco e 15 dias. Conheça alguns dos principais destinos:

Fortaleza

Além de capital, Fortaleza é o município mais populoso do Ceará e um dos destinos mais procurados pelos turistas na região. Em média, a cidade recebe aproximadamente 2 milhões de visitantes por ano.

Mas não se preocupe! A cidade é devidamente equipada para receber toda essa movimentação. Dentre diversas opções de hospedagem, restaurante e lazer, Fortaleza conta com uma das melhores e principais orlas urbanas do estado. A facilidade de acesso ao aeroporto também é uma grande vantagem do local, que pode servir como ponto de partida do seu roteiro.

A Praia do Futuro é uma das mais conhecidas de Fortaleza e, talvez por isso, é a que recebe o maior número de turistas nos períodos de alta temporada. O local é um popular ponto de encontro das noites cearenses.

Canoa Quebrada

Antiga vila de pescadores, Canoa Quebrada deixou de ser um destino hippie e é hoje um dos locais mais badalados do Ceará. Afinal, não é à toa que a região central ganhou o apelido de Broadway e abriga uma das noites mais animadas dos arredores.

Mas nem só de agitação vive Canoa Quebrada. O vilarejo, localizado no município de Aracati, reúne lindas praias, dunas e falésias que podem ser exploradas em passeios realmente incríveis. Não perca a oportunidade de navegar nas jangadas locais. É uma experiência única! Os turistas são recebidos com hospitalidade, sempre cercados de muita alegria e deliciosas possibilidades gastronômicas.

Jericoacoara

Como você pode perceber, o que não falta são destinos populares e badalados no Ceará, não é mesmo? E Jericoacoara, localizado a aproximadamente 300 km de Fortaleza, é mais um deles. Carinhosamente apelidada de Jeri, a cidade encanta com suas belezas naturais e atrai turistas do mundo inteiro.

Por todas as suas características de paraíso perdido, a pequena vila de pescadores se desenvolveu e hoje vive basicamente do turismo local. Na região, é possível visitar as lagoas do Paraíso e Lagoa Azul, descansar nas redes estrategicamente posicionadas sobre as águas, além de conhecer a famosa Pedra Furada, que compõe o cenário com um dos pores do sol mais bonitos da região.

Além dos atrativos naturais, também vale a pena conhecer o pequeno centrinho de Jeri, prestigiar o artesanato local, desfrutar de deliciosos pratos típicos e curtir uma noite agitada por muito forró.

Trairi

Localizada a 120 km da capital Fortaleza, a cidade de Trairi conta com três destinos imperdíveis: as praias de Flecheiras, Mundaú e Guajurú. O local atrai perfis variados de turistas: de esportistas apaixonados por kitesurf a famílias que viajam em busca de sossego.

Na orla, é possível encontrar, além de praias mais desertas, como Guajiru, regiões com águas calmas e cristalinas, além de alguns vilarejos com opções de hospedagem. Os destinos mais movimentados da cidade são Flecheiras, atração central do local, e Mundaú.

Além das praias, os visitantes podem conhecer as piscinas naturais da região, se aventurar em passeios de bugue ou barco, admirar o pôr do sol nas dunas e aproveitar todas as iguarias oferecidas pela culinária de Trairi.

Piauí

O Piauí apresenta um dos menores litorais do Nordeste brasileiro, e sua capital, Teresina, é a única da região que não é banhada pelo mar. Apesar disso, o estado oferece muitas opções de lazer e é repleto de belezas naturais, paisagens paradisíacas e praias desertas que encantam os seus visitantes.

O estado faz limite com a Bahia, Pernambuco, Ceará, Tocantins e Maranhão, o que amplia ainda mais as possibilidades dos turistas na região. Com mais de 3 milhões de habitantes, o Piauí conta com três aeroportos principais para receber os seus visitantes. Conheça, abaixo, alguns dos seus destinos mais populares:

Barra Grande

Localizada a 400 km de Teresina, na cidade de Cajueiro da Praia, Barra Grande é um pequeno vilarejo de pescadores que vem atraindo um número cada vez maior de visitantes. O lugar faz parte da rota dos ventos da região e, por conta disso, é o cenário perfeito para a prática de kitesurf. Por isso, é um dos destinos mais populares e procurados pelo praticantes desse esporte.

Além das belas praias, em Barra Grande os turistas também podem se aventurar em passeios para avistagem de cavalos marinhos, flutuação, trilhas e mangues. De lá também sai excursões para outros destinos turísticos, como Delta do Parnaíba e Jericoacoara.

Apesar de não contar com uma grande infraestrutura, o local conta com uma série de pousadas charmosas e diversificadas opções de alimentação para os visitantes. A Praia de Barra Grande fica no município de Cajueiro da Praia, na divisa do Piauí com o Ceará.

Luís Correia

Localizado a 350 km da capital, Luís Correia é o principal destino carnavalesco do estado. É nesse período que a cidade recebe o maior número de turistas do ano, sempre atraídos pela badalação dos shows e blocos de rua que movimentam o lugar.

E se você está em busca de uma viagem mais tranquila, longe de agitação, não se preocupe: fora da alta temporada, Luís Correia é um verdadeiro paraíso, perfeito para estadias relaxantes com a família. Apesar das casas de veraneio serem mais comuns na cidade, é possível encontrar opções de hotéis e pousadas.

Entre as principais atrações da região, estão as belas praias de mar calmo e as piscinas naturais formadas no período de maré baixa, ideal para as crianças. Embora a Praia de Atalaia seja a mais popular na localidade, ainda é possível conhecer as praias do Coqueiro, Peito de Moça, Carnaubinha, Maramar, Macapá e Itaqui.

Delta do Parnaíba

Você sabia que no Piauí está guardada uma das paisagens mais belas do mundo? Estamos falando do Delta do Parnaíba, um arquipélago de aproximadamente dois mil e quinhentos quilômetros quadrados, formado por mais de 70 ilhas.

Embora esse cenário paradisíaco esteja localizado entre o Maranhão e o Piauí, sua principal porta de entrada é na cidade de Parnaíba, a 330 km da capital. O Delta do Parnaíba é um dos principais destinos da Rota das Emoções e pode ser acessado de carro ou barco.

Nesse incrível arquipélago, os turistas podem conhecer praias, dunas, mangues, lagos, rios e espelhos d’água. Tudo em uma experiência de imersão completa com a natureza e seus animais silvestres. É ou não é uma viagem que vale a pena?

Parque Nacional Serra da Capivara

O Parque Nacional Serra da Capivara é uma importante área de conservação ambiental e arqueológica da região. Um dos principais pontos turísticos do estado, o local guarda grande parte da riqueza histórica e natural das Américas.

Patrimônio mundial da Unesco, o local reúne chapadas, vales, sítios arqueológicos, além de outros vestígios de povos pré-históricos. Ou seja, é um passeio que proporciona uma verdadeira viagem no tempo para os visitantes.

O parque está localizado entre os municípios de Canto do Buriti, Coronel José Dias e São João do Piauí e São Raimundo Nonato, sendo este último a sua porta de entrada, localizada a 500 km da capital Teresina. A visitação acontece todos os dias, das 8h às 16h.

E se você busca viver uma experiência ainda mais completa no litoral nordestino, a Rota das Emoções pode ser a opção perfeita para a sua viagem! O roteiro passa pelos três estados indicados acima Maranhão, Ceará e Piauí em uma espécie de resumo das belezas paradisíacas da região.

O percurso passa aproximadamente por 14 municípios, mas os seus principais pontos de interesse são o Parque Nacional de Jericoacoara, Área de Preservação Ambiental Delta do Parnaíba e Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O tempo de viagem pode variar entre 6 e 15 dias e os pontos de partida são Fortaleza no Cerará, São Luís do Maranhão ou Parnaíba no Piauí.

Como programar passeios?

Depois de conhecer os principais destinos do litoral nordestino e escolher as suas opções favoritas, é hora de programar os passeios! E agora? Como organizar essas atividades da melhor forma possível?

Para começar, a nossa dica é que você faça todo o planejamento com antecedência. Com o seu orçamento e disponibilidade de tempo estabelecido, é preciso definir quais são os passeios e atrações que não podem faltar na sua viagem.

O ideal é contar sempre com o suporte de uma empresa especializada e referência na região. Isso porque os profissionais têm experiência e bom conhecimento dos destinos da sua viagem e saberão indicar as melhores opções para o seu perfil e necessidades. Além disso, só uma agência local será capaz de fazer o intermédio necessário com a comunidade, dando todo o suporte de infraestrutura e segurança.

Contar com uma empresa especializada permite que você tenha uma viagem mais tranquila e livre de preocupações. E, no quesito originalidade e diversão, um profissional experiente com a região conseguirá, sem dúvidas, oferecer as melhores opções para você e sua família.

E lembre-se: não deixe para organizar os passeios de última hora. Além de correr o risco de não encontrar vagas e disponibilidade de transporte, você provavelmente vai pagar um preço muito superior aos demais visitantes.

Quais são as melhores dicas para fazer reservas de hotéis, transfers e veículo?

Nesse tópico, a antecedência continua sendo a melhor amiga do viajante. Quanto antes você montar o seu roteiro, fechar os pacotes e fazer as reservas de hotéis, melhor! Alguns destinos são muito procurados pelos turistas e, se você deixar para a última hora, corre o risco de não conseguir encontrar opções disponíveis.

Assim que decidir viajar, você deve seguir o passo a passo, planejando cada detalhe da sua aventura com calma e atenção. Desse modo, você encontra as melhores opções de hospedagem, transfers, aluguel de veículo, dentre outras coisas que podem ser necessárias. Além disso, o preço costuma ser bem mais em conta para pacotes fechados com antecedência, e é possível acompanhar todos os descontos e promoções oferecidos.

Ao viajar pelo litoral nordestino, alguns destinos serão mais afastados e de difícil acesso. Por isso, mais uma vez é essencial contar com uma empresa especializada, que ofereça toda a eficiência necessária para o seu transporte por meio dos veículos mais adequados para cada situação.

Para a hospedagem, priorize sempre locais que facilitem o passeio e locomoção dentro da cidade. Também é essencial informar-se sobre os serviços oferecidos e checar a opinião de pessoas que já se hospedaram por lá.

Legal, não é? Como você pode ver, criar um roteiro de viagem pode ser mais fácil do que se imagina. Basta seguir as informações do nosso guia e buscar sempre o suporte de agências especializadas. Além disso, só um bom planejamento pode impedir imprevistos desagradáveis e garantir mais tranquilidade e diversão para a sua viagem.

Quer outras dicas de como viajar pelo litoral nordestino? Entre em contato com os nossos parceiros e tire todas as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This