Litoral do Piauí: conheça as surpresas do pequeno gigante - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Litoral do Piauí: conheça as surpresas do pequeno gigante

Praias de água cristalina, dunas de areia clara, paisagens deslumbrantes e praticamente intocáveis. Assim é o litoral do Piauí. Com 65 km de extensão, o espaço é considerado a menor faixa costeira do país. Para completar o espetáculo, o cenário marítimo contrasta com o famoso Delta do Parnaíba.

O estado conta com destinos ainda pouco conhecidos pela maioria dos turistas. Isso ocorre porque boa parte dos viajantes que buscam atrações no Nordeste brasileiro ainda não conhecem as belezas e os encantos da região.

As praias piauienses ainda não são tão famosas quanto àquelas dos estados vizinhos (Ceará e Maranhão). Apesar disso, elas também contam como uma beleza estonteante, capaz de encantar os turistas e proporcionar tranquilidade e lazer para os que decidem explorar a região.

Neste artigo, veremos as surpresas que o litoral do Piauí reserva. Além das praias, outras atrações, como o centro histórico e as badaladas noites universitárias, tornam a visita inesquecível. Continue a leitura e descubra todos os detalhes!

O litoral do Piauí

O Piauí possui apenas quatro municípios litorâneos: Luís Correia, Parnaíba, Ilha Grande e Cajueiro da PraiaJuntos, eles compõem o famoso circuito de praias do estado.

O litoral caracteriza-se por praias paradisíacas de águas calmas e boa infraestrutura para turistas, contando com aspectos rústicos em alguns locais. Apesar das altas temperaturas, a predominância de ventos durante a maior parte do dia ajuda a amenizar o calor.

Para a diversão ser completa, contrate empresas sérias que ofereçam os melhores pacotes de traslados e passeios.

As praias do Piauí

Citaremos, a seguir, algumas das mais belas praias do Piauí.

Praia do Coqueiro

A Praia do Coqueiro, situada a cerca de 10 km do centro de Luís Correia, é considerada a mais famosa e badalada do litoral piauiense. Ela possui uma barreira de corais em alguns pontos da sua costa, que formam belas piscinas naturais no período em que a maré está baixa.

É também a região com a melhor infraestrutura para recepcionar os visitantes, reunindo bares e restaurantes que servem comidas típicas do local. Além disso, possui grande variedade de hotéis e pousadas, combinando conforto e vista privilegiada do litoral.

Praia da Pedra do Sal

A Praia da Pedra do Sal fica situada a 15 km do centro do município de Parnaíba. Essa região possui rochedos que dividem a praia em dois lados: manso e bravo.

As ondas agitadas atraem surfistas que buscam as condições perfeitas para praticar o esporte. Já o lado tranquilo da praia conta com algumas piscinas naturais durante a maré baixa — é excelente para recarregar as energias.

Praia de Barra Grande

A Praia de Barra Grande é muito famosa pelos praticantes de esportes aquáticos. Ela representa um verdadeiro paraíso, especialmente parta os amantes kitesurf. Além disso, o litoral faz parte da rota do cavalo-marinho, que é uma iniciativa para promover o ecoturismo na região.

Praia de Macapá

A Praia de Macapá está localizada no município de Luís Correia. Para conhecê-la, é preciso passar por uma estrada de 27 km a partir do centro da cidade.

A areia fina e o vento constante formam dunas e bando de areia que compõem uma bela paisagem, lugar perfeito para a prática de kitesurf. E não acaba por aí: durante a maré baixa, há a formação de belíssimas piscinas naturais que são ótimas opções para banho.

Os admiradores da biodiversidade terão um prato cheio nessa praia, já que é comum encontrarmos espécies de cavalos-marinhos em suas águas. Por isso, a região é considerada um local de preservação da fauna e costuma atrair ecoturistas.

Os esportes de aventura

O litoral do Piauí também é conhecido por reunir praticantes de esportes de natureza, como o surf e o kitesurf. Isso se deve, principalmente, devido às condições climáticas propícias: vento favorável e ondas tranquilas.

A prática desses esportes virou cartão-postal do estado, fazendo com que ele, inclusive, se tornasse a sede de vários campeonatos nacionais e mundiais.

O Delta do Parnaíba

Delta do Parnaíba está situado entre o Maranhão e o Piauí. O destino faz parte da famosa Rota das Emoções — um roteiro que agrada muitos viajantes. Além do Delta, o circuito passa pelos Lençóis Maranhenses e por Jericoacoara. Perfeito, não é mesmo?

O Delta do Parnaíba, especialmente, é um verdadeiro arquipélago composto por cerca de 70 ilhas, totalizando mais de 2 mil quilômetros quadrados de área. O cenário conta com paisagens variadas, tais como praias, mangues, dunas, rios e lagoas, habitados por animais silvestres e uma rica flora.

Esse paraíso está localizado na imperdível cidade de Parnaíba. O município é considerado o segundo mais populoso do estado, ficando apenas atrás da capital, Teresina. Para facilitar a vida dos visitantes, há um aeroporto de pequeno porte na cidade que opera com voos aos sábados. Há também a alternativa de desembarcar no aeroporto de Jericoacoara, à cerca de 210 km, ou de Teresina, distante 340 km.

Ah, caso não abra mão dos esportes, é possível praticar kitesurf na região. Você encontrará diversas opções de traslados que são oferecidos na região. 

O centro histórico

O litoral do Piauí conta com uma variedade de cultura, história e religiosidade. Parnaíba, por exemplo, possui um alto patrimônio histórico, repleto de monumentos importantes, como a Praça da Graça, a Casa Inglesa e o Porto das Barcas. Além disso, há as maravilhas do artesanato, feito por rendeiras da Ilha Grande.

A religiosidade está muito presente no local, há diversas igrejas e o famoso santuário de Nossa Senhora Mãe dos Pobres.

As badaladas noites universitárias

O litoral costuma ser bem agitado durante todo o ano. Parnaíba e Barra Grande, por exemplo, contam com uma maior quantidade de atrações, como restaurantes, cinemas, teatros, bares e casas de show. A região realiza muitas festas que atraem universitários — pode esperar muita música boa até a madrugada.

A hospedagem

A cidade de Parnaíba, devido ao seu grande ponto turístico, o Delta, conta com maior número de opções hoteleiras. Contudo, as outras regiões nada deixam a desejar. Com uma simples pesquisa na internet, é possível encontrar as melhores alternativas, de acordo com o seu bolso e gosto pessoal.

As cidades localizadas no litoral do Piauí possuem excelente infraestrutura de hospedagem, com resorts, hotéis, pousadas e albergues capazes de receber todos os tipos de turistas, desde os mais aventureiros e despojados até os mais exigentes, que prezam pelo conforto.

O litoral do Piauí é ainda pouco conhecido pelos brasileiros. No entanto, os visitantes que se propõem a conhecer melhor o local, são surpreendidos pelas suas belezas naturais, infraestrutura e hospitalidade dos moradores da região. Considere incluir esse destino nas suas próximas férias. Você não vai se arrepender!

Compartilhe este conteúdo nas redes sociais para que os seus amigos também conheçam as belezas do litoral do Piauí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This