O que fazer em Camocim (CE)? Confira as inúmeras opções de diversão! - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
O que fazer em Camocim (CE)? Confira as inúmeras opções de diversão!

Nos últimos anos, o Ceará se destacou com uma verdadeira força no cenário turístico do Nordeste. Com isso, destinos como Camocim ganharam ainda mais visibilidade, atraindo visitantes de diferentes partes do mundo.

Mas, afinal, o que fazer em Camocim durante as suas férias?

A seguir, apresentamos um guia sobre o município de Camocim, com todas as dicas e informações que você precisa conhecer antes de planejar a sua próxima aventura. Ficou interessado? Continue a leitura e encante-se!

Sobre Camocim (CE)

Localizado a aproximadamente 370 km da capital Fortaleza, Camocim é um dos destinos turísticos mais procurados do Ceará, estando a apenas 87 km da badalada Jericoacoara. Apesar disso, a cidade ainda guarda uma das últimas praias desertas da região, a belíssima Barra dos Remédios.

Ao todo, são 64 km de litoral compostos por belas praias, dunas, seis lagos e paisagens paradisíacas praticamente intocadas pela ação humana. Tudo isso reserva a Camocim o título de cidade com a maior costa litorânea do estado.

O município tem pouco mais de 60 mil habitantes e, apesar de manter o ar rústico em suas construções a beira mar, conta com toda a estrutura necessária para receber os seus visitantes com conforto e qualidade.

Dentro da cidade, a circulação e transporte entre as atrações turísticas são feitas exclusivamente de barco, bugues ou veículos 4×4. E se você quer fugir dos períodos de alta temporada, não se preocupe. Em Camocim é verão o ano inteiro!

Principais atrações

Se você busca por um pacote diversificado e com boas opções de lazer: Camocim é o local certo! De passeios nas dunas a relaxantes mergulhos nas lagoas, a cidade conta com opções de diversão para turistas de todas as idades. Tudo isso em um cenário paradisíaco de tirar o fôlego de qualquer um.

Para quem não perde uma boa história e gosta de conhecer todas as características dos espaços que visita, Camocim tem como um dos seus itens mais tradicionais as canoas coloridas. Tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, essas peças são muito utilizadas pelos pescadores locais para a pesca artesanal.

Os passeios de bugue estão entre as atrações turísticas mais populares em Camocim e contam com três roteiros principais. É possível visitar a Praia Tatajuba, Praia do Maceió ou, até mesmo, estender um pouco mais o passeio até Jericoacoara.

Belas dunas, enormes coqueiros e um mar verdinho fazem parte do cenário e deixam a sua viagem ainda mais surpreendentemente especial. Uma curiosidade sobre a região está diretamente relacionada com a força dos ventos no litoral do Ceará. Em Camocim, as dunas cobriram a maioria das casas construídas na vila dos pescadores, transformando completamente a paisagem.

Barra dos Remédios

Uma das últimas praias desertas do litoral nordestino, a Praia de Barra dos Remédios é a queridinha dos moradores e turistas que visitam a região de Camocim. Lá, é possível observar um incrível fenômeno da natureza: o encontro do Rio dos Remédios com o mar.

As belas dunas e a areia deserta que rondam o mar deixam o cenário ainda mais bonito e especial, a combinação perfeita para curtir um dia de sol com toda a tranquilidade e exclusividade que você merece. O acesso ao local é feito por bugues ou carros 4×4, e a dica é fechar o passeio com uma agência local especializada.

Ilha do Amor

Também conhecida como Ilha da Testa Branca, a Ilha do Amor é outra importante atração turística em Camocim. Cercada por areias branquinhas, dunas, manguezais e lagoas de água cristalina, o local tem um visual incrível que, com toda a certeza, vale a viagem.

A travessia da cidade até a ilha pode ser feita por balsa ou fretando um barco, o que pode valer mais a pena caso você esteja viajando em grupo. Chegando lá, é possível ter um panorama incrível de Camocim, fazer passeios de bugue, se divertir no “esquibunda” ou simplesmente relaxar à beira mar.

Turismo ecológico

Camocim é um lugar de belezas naturais indiscutíveis, sendo o cenário perfeito para quem busca relaxar em contato com a natureza. E toda essa riqueza nativa tem despertado e ajudado a desenvolver um novo mercado na região: o turismo ecológico.

Dunas, coqueiros, águas cristalinas, falésias, manguezais, rios, ilhas e lagos formam uma paisagem que, embora muito comum no litoral nordestino, reservam detalhes únicos e inesquecíveis da região de Camocim. Trata-se do destino perfeito para respirar ar puro, apreciar o visual e contemplar a fauna e a flora de um jeito diferente de tudo que você já viu.

Para os amantes da natureza, os passeios de exploração e imersão ecológica pela região, como as trilhas, são a pedida perfeita para deixar a viagem ainda mais especial. É possível conhecer os manguezais, desvendar a pesca artesanal e admirar todo o primitivismo dos encantos naturais ainda intactos.

Turismo de aventura

Para os amantes de aventura, Camocim é o destino perfeito para viver dias realmente emocionantes. Não importa se você já é um atleta profissional ou está apenas em busca de experiências com um pouco mais de adrenalina, aqui é possível encontrar a opção de diversão perfeita!

Os ventos na região e o sol constante criam a condição perfeita para a prática de esportes aquáticos como kitesurf e windsurf. Em Camocim, é muito comum encontrar escolas especializadas, que oferecem aula e aluguel de equipamento para você descobrir essas atividades tão divertidas.

A cidade também está no roteiro de atletas profissionais de diferentes partes do mundo, que percorrem todo o litoral nordestino em busca dos melhores cenários para a prática dos esportes. Sendo um importante destino da Rota das Emoções com essa especialidade. Além disso, também é possível se aventurar pela região de outras formas, como em trilhas, passeios de stand up paddle, caiaque, bugue etc.

Incrível, não é mesmo? Como você pode perceber o que não faltam são opções de diversão e relaxamento em Camocim. Afinal, para um roteiro de viagem ainda mais completo e atrativo pelo litoral cearense você também pode — e deve! — procurar destinos fora da capital Fortaleza.

E agora que você já sabe o que fazer em Camocim (CE), confira o nosso próximo artigo e descubra por que viajar é muito mais do que fazer turismo com as principais atrações culturais da Rota das Emoções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This