O que fazer em Canoa Quebrada? 4 passeios imperdíveis! - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
O que fazer em Canoa Quebrada? 4 passeios imperdíveis!

Localizado a aproximadamente 180 km de distância de Fortaleza, capital do Ceará, o vilarejo de Canoa Quebrada faz parte dos sonhos de todo viajante que deseja aliar paz e tranquilidade a paisagens incrivelmente belas com inúmeras possibilidades de lazer e diversão.

Popularizado nos anos 70 e 80, o vilarejo, que antes era habitado e mantido por pescadores e nativos, tornou-se rapidamente um destino muito procurado, por conta de sua beleza encantadora e da receptividade e simpatia de seus moradores.

Se você está de malas prontas ou deseja visitar esse local paradisíaco, não deixe de conferir este artigo e descobrir o que fazer em Canoa Quebrada!

1. Encante-se com as praias

É inevitável chegar às cidades nordestinas e não se sentir, de fato, emocionado. A beleza ímpar das praias e da natureza em seu entorno tornam qualquer passeio ainda mais especial.  

Canoa Quebrada

A praia, que pertence ao município de Aracati, representa muito bem os encantos do local. Rodeadas por falésias — paredões verticais que, geralmente, são caracterizadas pelo encontro da terra com o mar —, as águas tranquilas e muitas vezes com temperaturas amenas são ingredientes perfeitos para aqueles momentos de descanso, meditação e renovação de energias.

Por conta de sua formação geográfica, a praia de Canoa Quebrada também é cenário de alguns esportes radicais, sobre os quais falaremos mais à frente.

Ponta Grossa

Eleita há alguns anos como a praia mais bonita do Ceará, Ponta Grossa é um passeio imperdível para quem busca o que fazer em Canoa Quebrada.

Localizada a 50km da cidade, ir até a praia de Ponta Grossa já é um convite a observar as belezas naturais que a rodeiam. No caminho, uma parada recomendada: a Garganta do Diabo, um vale de falésias brancas nas quais deságua um pequeno feixe de água doce que desemboca no mar.  

Cores, formas e texturas existem em abundância na Ponta Grossa. Falésias avermelhadas e brancas emolduram uma praia com piscinas naturais e repletas de corais e barcos de pescadores e visitantes ao longe. Sossego e paz reinam neste ponto que mantém características de um lugar ainda pouco explorado turisticamente.

Majorlandia

Diferente de Ponta Grossa, a praia de Majorlandia é um destino popular entre os turistas, especialmente no Carnaval.

Visitar Majorlandia pede um tempo maior, para se conhecer com calma a praia, rodeada de coqueiros, e a simplicidade e hospitalidade dos pescadores e artesãos, que mostram, com afeto e boa vontade, como funciona a vida num local tão rico em história e natureza. 

2. Explore a cidade

Quer descobrir com propriedade o que fazer em Canoa Quebrada? Então, não se prenda somente às belas praias! A cidade em si também merece figurar no roteiro dos viajantes, e o encantamento é certo!

Letreiro da cidade

Possivelmente um dos símbolos mais icônicos de representação de uma cidade, a meia lua e a estrela de Canoa Quebrada foram eternizadas em forma de letreiro para quem chega ao destino.

E vale a pena parar e registrar a escultura que, a seu modo rústico e simples, abre alas para quem vai visitar a Broadway, rua principal de Canoa Quebrada e nosso próximo tópico!

Broadway

Bares, restaurantes de comida típica nordestina, forró e artesanato: a Broadway de Canoa Quebrada reúne tudo isso!

Para quem vai à rua para turistar, o conselho que fica é: não deixe de percorrer toda sua extensão, pois a variedade de produtos ofertados é grande!

Entardecer na Duna Pôr do Sol

Quer saber o que fazer em Canoa Quebrada quando o sol se põe? Temos a resposta na ponta da língua: ir até a Duna Pôr do Sol e se deliciar com este presente da natureza é uma das melhores opções!

Batizada com este nome por conta de sua condição geográfica privilegiada, a Duna Pôr do Sol oferece ângulos incríveis para registros fotográficos e para assistir àquele espetáculo que será para sempre lembrado.

3. Exercite seu lado aventureiro

Para quem viaja em busca de aventuras e superação de limites, Canoa Quebrada também oferece um leque vasto de opções! Suas paisagens naturais e condições climáticas favorecem a prática de diversos esportes e passeios diferenciados, e, sem dúvidas, vale a pena incluir alguns deles no roteiro!

Passeios off-road

Com o apoio de uma agência de ecoturismo, é possível agendar passeios mais curtos ou mais longos pelos principais pontos de Canoa Quebrada a bordo de bugues ou de veículos 4×4.  

Escolha seu perfil ideal de passeio e conjugue aventura, riquezas naturais e cultura local em rotas que, decerto, ficarão marcados na memória.

Surf, Kite e Wind

Para os aventureiros que buscam informações sobre o que fazer em Canoa Quebrada, aí vão as dicas: os pontos turísticos e praias desse destino tornam-se, também, excelentes pontos de partida para a prática de esportes mais radicais.

Graças a suas praias de águas cristalinas e a seus ventos favoráveis praticamente durante todo o ano, Canoa Quebrada é destino certo para quem gosta de praticar Surf, Windsurf ou Kitesurf.

4. Aprecie a cultura local

Além dos pontos turísticos e locais físicos, uma grande parte da riqueza de cada local reside em sua cultura e hábitos nativos. 

Faça amizades

Um dos grandes encantos de Canoa Quebrada é a simplicidade de seus moradores nativos. Aproveite sua estadia no local para conhecer um pouco mais sobre sua história do ponto de vista de quem acompanhou tudo de perto. 

Artesãos, comerciantes e guias turísticos são boas fontes. Converse com eles para aprender sobre os hábitos e costumes desse povo que soube, com maestria e hospitalidade, transformar um antigo vilarejo de pescadores (descoberto historicamente ao acaso) num local aconchegante e receptivo, sem deixar que ele perdesse suas maiores qualidades. 

Conheça o artesanato local

Um dos pontos altos de Canoa Quebrada é o Refúgio Dourado, em Majorlandia, que abriga produtores de artesanato local— como as clássicas garrafinhas decoradas com cenas moldadas em areia colorida — e as impressionantes obras esculpidas a partir das falésias, que retratam cenas bíblicas, passagens históricas e representações culturais.

As obras de arte produzidas em Canoa Quebrada permanecem repletas de influência dos hippies que “descobriram” o local nos anos 70, e são um importante patrimônio cultural do local. 

Agora que você já sabe o que fazer em Canoa Quebrada, que tal aprender um pouquinho mais sobre o estado do Nordeste e começar a planejar sua próxima viagem?  

Comments (2)

  1. oi gente adorei o site de vocês, conteúdo muito bem escrito.Parabéns pelo trabalho, já estou seguindo suas dicas. Beijinhos da Ju

    1. Obrigada, Juliana! Se desejar colocar em prática todas as dicas e conhecer melhor a Rota das Emoções é só dar uma passadinha no site – http://www.ecoadventure.tur.br, você vai amar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This