O que fazer na Praia do Preá, nos arredores de Jericoacoara? - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
O que fazer na Praia do Preá, nos arredores de Jericoacoara?

Quem está considerando passar férias em um local exótico e cheio de novas experiências, precisa conhecer a Praia do Preá!

Esse é um dos roteiros favoritos de quem visita o Ceará. E não é para menos, afinal, lá é “a porta de entrada” para o paraíso de Jericoacoara. Essa região, também conhecida como terra do sol poente, permanece intacta — totalmente preservada ambientalmente — o que torna o visual ainda mais singular. O clima agradável, a extensa faixa de areia branca, os coqueirais, a água quentinha e a brisa leve no rosto completam os motivos para visitar o lugar.

Continue a leitura para descobrir os principais atrativos e dicas sobre o que conhecer ao visitar Praia do Preá e região ao redor!

Como chegar

A Praia do Preá está localizada no município de Cruz, a 245 quilômetros de distância da capital Fortaleza. A cidade tem aeroporto próprio, facilitando o acesso para turistas de outros países e de regiões mais afastadas do Nordeste. Portanto, quem pretende chegar ao destino por via aérea pode pegar um voo com destino ao Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa, mais conhecido como Aeroporto de Jericoacoara.

Já para quem vem de Fortaleza por via terrestre, o acesso é feito pela rodovia CE-085, também conhecida como Estruturante, no sentido oeste. Siga as placas e, quando avistar o Posto de Informação ao Turista, vire à direita. O local tem vários guias à disposição e possibilidade de transportes para conduzir o visitante até o destino final, mas basta seguir pela estrada de terra por mais 12 quilômetros. Quando avistar o mar, eis a tão desejada Praia do Preá.

O que está ao redor da Praia do Preá

Antes de decidir o melhor caminho, saiba que, ao escolher a Praia do Preá como destino, você se hospedará próximo dos principais pontos turísticos da região, tais como:

  • jijoca de Jericoacoara;
  • lagoa Azul;
  • lagoa do Paraíso;
  • vila de Jericoacoara.

Além disso, o destino tem ótima estrutura, com barracas na praia, bares, restaurantes, hotéis de charme, pousadas, hostels, escolas de kitesurf e muito mais.

Ou seja, além de ficar no centro dos principais atrativos da região, é possível desfrutar do lazer e do agito da própria Praia do Preá. Um só destino e várias possibilidades para explorar. Imperdível!

Principais pontos turísticos da região

A Praia do Preá fica perto dos principais atrativos turísticos do Parque Nacional de Jericoacoara. Você pode visitá-los em um tour de um único dia ou pode fazer um roteiro de acordo com o que deseja mais conhecer, com o tempo de duração que achar necessário. Veja quais são os principais atrativos.

Letreiro

Grandes destinos têm monumentos para registrar a visita e com a Praia do Preá não poderia ser diferente. Há uma linda jangada sobre um deck de madeira com o nome “Preá” formado por letras coloridas. O cenário fica ainda mais bonito quando se tem uma visão ampla, observando o que há por trás do letreiro: um mar imenso e os tons naturais do céu. Uma fotografia com essa composição é uma ótima lembrança do lugar.

Árvore da Preguiça

Outro lugar imperdível é a Árvore da Preguiça, que fica no caminho para Jeri. Trata-se de um árvore nativa, isolada em meio às areias do Parque Nacional de Jericoacoara, a poucos metros do mar. Os fortes ventos marítimos são os responsáveis pelo seu crescimento curvado, passando a impressão de que está deitada ou se arrastando pelo chão. Na época de cheias, formam-se pequenas lagoas ao redor, o que torna o visual ainda mais bonito.

Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso

São verdadeiros cartões postais de Jeri! Imagine lagoas com água quente, de água cristalina, uma brisa agradável e drinks e petiscos à sua disposição. Agora acrescente uma rede dentro da água para você relaxar. Também dá para fazer um passeio de jangada na lagoa. Entendeu agora porque esses lugares são cartões postais de Jeri? Você não vai querer ir embora!

Pedra Furada

Outro passeio que deve estar no seu roteiro é o da Pedra Furada. O acesso é feito por uma trilha de nível médio, mas a vista final compensa o tempo de caminhada. Devido à alta temperatura do Ceará, o ideal é fazer o passeio por volta de 15h30 para contemplar o pôr do sol e voltar enquanto ainda estiver claro, já que o sol se põe por volta de 17h30 no local.

Duna do pôr do sol

Por falar em pôr do sol, você sabia que esse fenômeno tem uma importância tão grande em Jeri que há um lugar exclusivo para contemplá-lo? Sim, é a Duna do pôr do sol!

Logo após as 16h já é possível avistar os turistas subindo a duna e procurando um lugar especial para contemplar o astro. Ele se põe sobre o mar e a duna realmente dá uma visão privilegiada. E tem mais: a energia do pôr do Sol em Jeri é única e inesquecível. Você precisa ir para conferir!

Camocim

Outro lugar que vale a pena conhecer é Camocim, município vizinho a Jeri. A preservação ambiental local é tão forte que a paisagem é única. Os principais pontos turísticos são a Lagoa da Tatajuba, o Rio Guriú e o Mangue Seco. São lugares perfeitos para fazer fotografias.

Riqueza em esportes aquáticos 

A localização da Praia do Preá é excelente para a prática de esportes náuticos como o surf, o windsurf e o kitesurf. O vento lateral que vem do mar para a terra facilita a aprendizagem, por isso é comum encontrar várias escolas esportivas na praia. 

Para quem nunca praticou, vale a pena fazer uma aula experimental. E para os que já praticam, o período de agosto a novembro oferece melhores condições de vento para o esporte.

Gostou de conhecer os detalhes da Praia do Preá? São tantas atrações à preços acessíveis, que você não vai pensar em fazer outra coisa nas suas férias. Afinal, esse é um destino que une diversas experiências em uma só viagem!

Gostou? Quer saber mais? Neste texto você pode conferir tudo o que pensou e o que não pensou em fazer em Jericoacoara. Uma sugestão melhor do que a outra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This