Por que fazer um passeio no Delta Revoada dos Guarás - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Por que fazer um passeio no Delta Revoada dos Guarás

A experiência de poder vivenciar a Revoada dos Guarás — no Delta do Parnaíba — é algo indescritível. Se você nunca ouviu falar desse lugar que é um verdadeiro espetáculo da natureza, prepare-se para se encantar com as belezas exuberantes da região e saiba como desfrutar da melhor viagem de sua vida.

Quer conhecer tudo sobre a Revoada dos Guarás, quando e como chegar lá? Confira nosso post e anote todas as dicas que separamos para você aproveitar ao máximo tudo o que este paraíso te reserva. Ficou curioso? Continue a leitura!

O que é a Revoada dos Guarás?

A Revoada dos Guarás é um dos fenômenos mais incríveis da famosa Rota das Emoções, no Delta do Parnaíba. Os Guarás são aves de plumagem vermelha e esta cor se dá devido a um tipo de caranguejo que serve de alimento para o pássaro. O Guará é um símbolo do Delta do Parnaíba, afinal, a região é possui uma das maiores concentrações deste animal em todo o território brasileiro.

O pássaro

O Guará é conhecido também como íbis-escarlate, Guará vermelho, Guará rubro e Guará pitanga. O nome tem origem no termo Awa’rá, do tupi, que significa “penas que enfeitam”. Esta ave está presente em áreas de mangues em países como Trinidad e Tobago, Venezuela, Colômbia e nas Guianas. No Brasil, em algumas partes do litoral, é possível avistar alguns grupos da espécie. No entanto, no Delta do Parnaíba, a concentração desses pássaros é surpreendente e, durante a revoada, em alguns momentos, parece que o céu fica tingido de vermelho.

Quando admirar a Revoada dos Guarás?

O espetáculo ocorre ao final de todas as tardes no Delta, quando as aves se recolhem para dormir. Os Guarás se refugiam em uma ilhota no meio do rio, sem acesso terrestre. Desta forma, os pássaros se protegem de predadores e outras ameaças enquanto dormem. O cenário é agraciado pelas cores vivas das penas, em contraste com a cor da vegetação e do rio. Praticamente, uma obra de arte da natureza.

Como fazer o passeio para apreciar a Revoada dos Guarás?

Para apreciar esta maravilha natural, você vai precisar contratar uma empresa especializada em passeios ou pacotes pelo Delta do Parnaíba. É essencial que você opte por uma agência renomada, com reconhecimento e com uma responsabilidade socioambiental na região. Afinal, um paraíso desses deve ser preservado e cabe ao turista consciente, escolher a melhor empresa que saiba respeitar o meio ambiente.

Uma dica é programar esse passeio quando estiver se deslocando de Tutóia para Parnaíba ou Ilha das Canárias. Pois desta forma, você aproveita o deslocamento enquanto faz o passeio.

Como é o passeio da Revoada dos Guarás?

O ponto de partida é o Porto dos Tatus. De lá, se toma uma lancha rápida para cruzar o Delta e seu majestoso labirinto de ilhas, onde é feita uma parada no Morro do Meio para uma rápida caminhada sobre as gigantescas dunas da Baía do Caju e um mergulho nas águas do Parnaíba. Os Guarás poderão ser vistos às centenas, milhares, enquanto se empoleiram ao pôr-do-sol, em um raro e inesquecível espetáculo.

Porto dos Tatus

O ponto inicial do passeio da Revoada dos Guarás já é uma atração à parte. Localizado na Ilha Grande, a 11km de Parnaíba, este é o principal ponto de embarque para outras ilhas no Delta. Entre turistas, moradores e pescadores, o Porto dos Tatus é sempre movimentado e sua estrutura, apesar de simples, é suficiente para receber as pessoas para o início de grandes passeios.

Ilha das Canárias

Outro lugar que merece destaque no passeio da Revoada dos Guarás é a Ilha das Canárias, considerada a segunda maior do Delta, perdendo apenas para a Ilha Grande. Um povoado de pescadores habita seu território, protegido pela área de reserva extrativista do Delta do Parnaíba. Por lá, é possível encontrar pousadas e restaurantes, além de uma infinidade de atividades relacionadas ao turismo de natureza.

Quer saber algumas curiosidades do Delta do Parnaíba?

O Delta é um dos cenários mais bonitos do mundo. A Revoada dos Guarás, assim como outros fenômenos naturais, são quase que exclusivos da região e adjacências. O Parnaíba é o único rio das Américas com uma foz em delta em mar aberto. Os únicos outros, no mundo todo, que apresentam estas características, são o Nilo, no Egito e o Mekong, no Vietnam.

A história

A história do Delta do Parnaíba está ligada diretamente à época das descobertas. Um dos registros mais famosos é o do navegador Nicolau de Rezende, que havia quebrado sua embarcação carregada de ouro. O explorador passou 16 anos na região, porém nunca recuperou o ouro perdido. Outros grandes relatos históricos se referem ao povo original de lá. Os índios Tremembé foram chamados de “peixes racionais” pelos portugueses, pelo fato de serem exímios nadadores e, provavelmente, foram os primeiros a explorarem as ilhas do Parnaíba.

O maior rio 100% nordestino

O palco da Revoada dos Guarás é também considerado o maior rio nordestino. Provavelmente, você deve estar perguntando: e o Velho Chico? De fato, a extensão do Rio São Francisco é maior, porém sua nascente é em Minas Gerais. Já o Parnaíba é 100% da terrinha. Por isso, o rio é, genuinamente, o maior do Nordeste.

Delta das Américas

Outra curiosidade também é que, pelo lado maranhense, a região ganhou o nome de Delta das Américas. Muitos garantem que isto não passou de uma jogada de marketing para atrair mais turistas estrangeiros. O fato é que o Piauí sempre manteve o nome original do rio e, até hoje, a região é mais conhecida como Delta do Parnaíba.

Quem viaja para explorar a Rota das Emoções, deve tirar um dia para apreciar a Revoada dos Guarás. O passeio é imperdível e a experiência de vivenciar um dos maiores espetáculos da natureza é algo, incrivelmente, surpreendente. Um daqueles lugares que devem ser visitados, pelo menos uma vez na vida, por todos os seres humanos.

Curtiu as dicas? Você planeja conhecer as maravilhas do Delta do Parnaíba? Explore este paraíso ao lado de quem entende do assunto e conhece cada canto da região. Entre em contato com nossos parceiros Rota Combo, para passeios e traslados, micro-ônibus e vans executivos, para fretamento de carros e barcos e Eco Adventure Tour, para pacotes, e organize a melhor viagem de sua vida agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This