Roteiros no Nordeste: como planejar viagens de 10 dias pela região? - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Roteiros no Nordeste: como planejar viagens de 10 dias pela região?

Já pensou em viver uma experiência incrível, cercado por praias paradisíacas e um visual de tirar o fôlego? Existem diversas opções de roteiros no Nordeste e você pode escolher o que melhor se encaixa nos seus desejos e necessidades. 

Ainda não decidiu o destino da sua próxima viagem de férias? Separamos todas as dicas que vão lhe ajudar a planejar uma viagem de 10 dias pelo Nordeste. Confira!

Quais são os mais populares roteiros no Nordeste?

Se você não tem muito tempo ou paciência para montar o seu próprio roteiro, a melhor opção é optar pelos pacotes fechados oferecidos pelas agências de viagem. É possível definir o estilo de viagem que você procura e contar com toda a assessoria especializada para os passeios, transfers e hospedagem.

E quando o assunto são os roteiros no Nordeste, algumas opções são mais populares. Confira os destinos mais procurados pelos turistas e inspire-se:

Rota das emoções

Um dos roteiros mais fascinantes do Nordeste, a Rota das Emoções passa pelos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Ao optar por ela, você conhece o que há de melhor em cada lugar em uma viagem inesquecível feita pelas areias e litoral nordestino.

As principais atrações dessa rota são Jericoacoara, Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses. Mas, de acordo com o tipo de pacote que você fechar, ainda é possível incluir Barra Grande, Fortaleza e Santo Amaro entre os destinos visitados.

Para conhecer e curtir ao máximo cada estado visitado, o ideal é que você separe ao menos 10 dias para a viagem, mas isso pode variar de acordo com o pacote escolhido. O roteiro integra ecoturismo, aventura e muitas belezas naturais, que podem ser desfrutadas em caminhadas, cavalgadas, voos panorâmicos, entre outras opções.

Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco

Se você não tem muitos dias disponíveis para viajar, mas deseja conhecer mais de uma capital, uma boa dica é optar por um roteiro que inclua Natal, João Pessoa e Recife. É possível percorrer os três estados de carro e a distância total entre as três capitais é de aproximadamente 4h30.

Dependendo do seu local de origem, o mais indicado é ir de avião até Natal e, de lá, alugar um carro ou translado seguindo para as demais cidades. Em 10 dias é possível conhecer o melhor de cada região, das praias à cultural local.

E se você quer deixar a sua viagem ainda mais inesquecível, não deixe de incluir a vila de São Miguel do Gostoso (RN), as piscinas naturais de Pitimbu (PB) e a Praia dos Carneiros (PE) no seu roteiro.

Bahia, Sergipe e Alagoas

Um dos destinos mais procurados do Nordeste, a Bahia tem muito a oferecer a seus visitantes. Mas, se você quer ter uma experiência de viagem ainda mais completa e cercada de belezas naturais, sugerimos acrescentar Sergipe e Alagoas ao seu roteiro.

Para conhecer todas as praias da rota você vai precisar de, no mínimo, 15 dias de viagem. Entretanto, é possível fazer uma programação mais curta e escolher apenas alguns destinos específicos.  

Os locais mais indicados para a visitação são a Rota Ecológica, em Alagoas; os Cânions do Xingó, em Aracaju; além das belas praias do litoral baiano. As distâncias entre cada uma das capitais é de aproximadamente 4h de carro.

Quando e como ir?

Quando pensamos em uma viagem para o Nordeste brasileiro, a primeira coisa que vem em mente é o calor e clima de férias que só o verão tem, não é mesmo? Mas esse período é considerado a alta temporada da região e, por isso, os preços costumam subir muito e a quantidade de turistas recebidos é bem grande.

Por isso, se você busca tranquilidade e, é claro, economia na sua viagem, a melhor opção é programar o seu roteiro para os períodos de baixa temporada. Afinal, você não vai querer perder o seu tempo precioso em filas de restaurantes ou até mesmo ter que disputar espaço na praia, certo?

Os meses de março a junho e de setembro a novembro são ideais para aproveitar tudo o que o Nordeste tem a oferecer com calma, longe de qualquer confusão ou tumulto. Além disso, a diferença dos preços na baixa temporada é considerável.

De acordo com a época escolhida para a viagem é possível encontrar descontos em hospedagens, passeios, restaurantes e até mesmo em passagens aéreas. Escolha a data ideal para você e fique de olho nas promoções!

Se você sair de regiões mais distantes do Brasil, a melhor opção é ir e voltar de avião, o que vai poupar esforço e um tempo precioso da sua viagem. Ao chegar ao primeiro destino, você pode alugar um carro ou contar com um serviço de translado para se locomover entre as cidades.

Caso você venha de regiões próximas ao Nordeste, a viagem de carro ou de ônibus também pode ser uma boa opção. Você só precisa estar atento às possibilidades de estacionamento, assim como a localização dos terminais rodoviários.

Quantas e quais cidades colocar no seu roteiro?

A escolha das cidades incluídas no seu roteiro vai variar de acordo com o seu perfil e o tipo de viagem que está procurando. A região conta com opções variadas para todos os tipos de pessoas, que vão de destinos badalados até praias desertas localizadas em pequenas vilas de pescadores.

Sendo assim, antes de escolher um dos roteiros no Nordeste, defina quais são os seus principais objetivos. Você quer relaxar, se aventurar ou fazer uma viagem com um caráter mais cultural? Responda a essas questões e escolha destinos que se encaixem nesse perfil.

Em relação à quantidade de destinos a serem visitados, isso vai depender do tempo e orçamento que você disponibilizar para a sua viagem. Além disso, algumas cidades oferecem mais opções de lazer e exigem um tempo maior de visitação.  

Legal, não é? Como você pôde perceber, montar um roteiro pelo Nordeste pode ser mais simples do que se imagina. Em caso de dúvidas, conte com uma empresa especializada em turismo na região, que vai lhe oferecer todo o suporte e serviços necessários.

Quer outras dicas de roteiros no Nordeste? Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades e conteúdos exclusivos sobre o assunto diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This