Tábua das marés: aproveite as maravilhas das marés baixas no nordeste - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Tábua das marés: aproveite as maravilhas das marés baixas no nordeste

litoral nordestino é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Mas, pela falta de orientação, suporte ou conhecimento sobre assuntos como a tábua das marés, por exemplo, muitos visitantes não conseguem explorar suas viagens ao máximo e acabam desperdiçando a oportunidade de realizar um roteiro incrível! 

Mas não se preocupe, pois vamos ajudar você! Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo este artigo para descobrir como a tábua das marés pode contribuir e fazer maravilhas por sua viagem ao litoral nordestino.

O que é a tábua das marés?

Você já deve ter ouvido falar em maré, não é mesmo? Trata-se de um movimento periódico do mar, no qual as águas se elevam ou abaixam em relação a uma referência fixa definida no solo.

Esse fenômeno natural é influenciado diretamente pelas fases da lua, pelo horário e pelo local da avaliação. De acordo com o nível da maré, são formadas piscinas naturais ou outros atrativos que movimentam o turismo na Região Nordeste.

A tábua das marés surgiu com o objetivo de catalogar e prever o movimento das marés. Assim, seria possível identificar essas mudanças com antecedência e orientar os surfistas, pescadores, mergulhadores e até turistas sobre as condições do mar.

As informações são divulgadas pela Marinha Brasileira, mas também podem ser checadas em alguns sites de previsão do tempo ou aparelhos eletrônicos, como relógios. Para fazer a consulta, você precisa acessar o site de sua preferência e colocar o destino escolhido — ou o porto mais próximo da região —, além do mês de sua viagem.

Após essa seleção, é disponibilizada uma lista com todas as marés mínimas e máximas de cada dia do mês. Os resultados apresentam sempre quatro marés por dia (duas altas e duas baixas) e o horário do pico de cada uma delas.

Para agendar seu passeio, veja o nível mínimo do dia na tábua das marés. O ideal é que eles estejam entre 0,1 e 0,3. No caso de dúvidas, não deixe de consultar seu agente de viagem sobre as melhores opções.

Como fazer um bom uso da tábua das marés?

Em alguns destinos da Região Nordeste, a maré baixa gera belas piscinas naturais e permite ver os corais no mar, a migração dos peixes ou a formação de bancos de areia. Mas, para acompanhar toda essa beleza da natureza, é preciso usar a tábua das marés corretamente, de forma a identificar quais são os melhores dias para visitação.

Acompanhe as fases da lua

As fases da lua são outros fatores que influenciam diretamente a movimentação das marés. Por isso, fique atento!

Nas luas cheia e nova, a mudança é mais radical e a maré atinge níveis mais baixos, deixando as piscinas naturais ainda mais cristalinas. Já nas luas crescente e minguante (no fenômeno conhecido como “maré morta”), a variação é bem pequena.

Chegue ao local com antecedência

Outra boa dica é chegar ao local escolhido pelos menos 30 minutos antes da hora prevista para o nível mínimo da maré. Após atingirem o ápice, as marés logo voltam a encher, sendo que a água vai, aos poucos, deixando de ser tão límpida.

Para desfrutar de sua experiência por completo, lembre-se de sempre calcular o tempo de deslocamento até as piscinas e verificar a disponibilidade do transporte.

Se for possível, escolha viajar na semana em que a maré esteja mais baixa. Quanto menor, melhor. Os passeios realizados no meio da manhã, com o sol mais alto, também contribuem para que o cenário fique ainda mais bonito.

Quais são os principais destinos nordestinos privilegiados pela maré baixa?

Embora ainda pouco explorado, o litoral do Piauí guarda alguns dos principais destinos privilegiados pela maré baixa do Nordeste. Para que você tenha uma experiência ainda mais divertida em sua viagem, destacamos as principais atrações de alguns desses locais e como a tábua das marés favorece uma visitação inigualável. Confira abaixo!

Macapá

A 27 km da Praia de Barra Grande e um dos principais destinos turísticos do Piauí, a Praia de Macapá faz parte do município de Luís Correia. Ela é cercada por belas e paradisíacas paisagens.

Por oferecer boas condições climáticas, o local é muito procurado pelos surfistas e praticantes de kitesurf. Nos períodos de maré baixa, os bancos de areia formam uma paisagem incrível, que se assemelham a dunas conectadas pela água. As piscinas naturais são quentes e tranquilas, podendo ser acessadas a apenas 200 metros da praia.

Maramar

Um dos destinos mais bem estruturados do município de Luís Correia, a Praia de Maramar conta com diversas opções de pousadas, casas de veraneio, restaurantes e barracas nas areias. Por sua proximidade com a Praia de Macapá, muitos turistas confundem as duas regiões.  

O lugar é banhado pelo mar aberto e o vento forte é propício para a prática do kitesurf. Apesar disso, a praia é uma das mais escolhidas para viagens em família — seja pela tranquilidade da região, seja pelas belas piscinas naturais de águas transparentes e temperatura amena que se formam nos horários de baixa da maré.

Carnaubinha

Localizada no município de Luís Correia, a Praia de Carnaubinha recebeu esse nome devido à paisagem ao seu redor, que é repleta de carnaúbas (árvores típicas da região). Além da vegetação, o local ainda conta com belas dunas, águas tranquilas e piscinas naturais formadas nos períodos de maré baixa.

O cenário é selvagem, praticamente intocado pelo homem e perfeito para os amantes da natureza que buscam uma experiência tranquila e inesquecível. Vale lembrar que o acesso ao lugar é precário e deve ser feito com veículos 4×4.

Itaqui

Localizada a 2 km da famosa Praia do Coqueiro, a Praia de Itaqui é um paraíso escondido e pouco explorado do litoral piauiense. O cenário paradisíaco conta com dunas, vegetação rasteira e um farol estrategicamente posicionado para quem deseja apreciar o pôr do sol.

Para os visitantes que estão em busca da beleza das piscinas naturais, o vaivém das marés forma um refúgio entre as pedras da região. Esse é o destino ideal para crianças e viagens em família.

Como você pode ver, não faltam destinos incríveis para aproveitar as marés baixas no Nordeste. Com o auxílio da tábua das marés, sua experiência será ainda mais completa e especial.

Agora que você já sabe tudo sobre a tábua das marés, que tal descobrir como realizar a rota das emoções gastando pouco? Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This