Um guia completo para planejar sua viagem às praias do Ceará - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Um guia completo para planejar sua viagem às praias do Ceará

Você já sabe o destino das suas próximas férias? Ainda não? Então, que tal apostar em uma viagem para o Ceará? Com 570 km de um paradisíaco litoral, essa promete ser uma daquelas experiências incríveis para nunca mais se esquecer.

Ficou curioso? Então, descubra tudo o que esse encantador estado brasileiro tem a oferecer. Preparamos um guia completo com todas as dicas que vão ajudar você a começar a planejar a sua viagem ainda hoje. Confira!

O que você precisa saber sobre o Ceará

Com 184 municípios e uma população que ultrapassa os 9 milhões de habitantes, o Ceará é o 8º estado mais populoso do Brasil. A região é conhecida pela beleza do seu litoral, que atrai mais de 3 milhões de turistas do mundo inteiro todos os anos.

Muito além das belas e famosas praias, o Ceará tem diversos atrativos turísticos para os seus visitantes. Entre eles, podemos destacar os parques, cachoeiras, cerrados, forte religiosidade e riqueza cultural, caracterizada pelos seus talentosos artistas. É possível encontrar diversas feiras e centros de comércio de artesanato, onde os moradores expõem e vendem os seus trabalhos.

O estado tem um ecossistema diversificado, concentrando 55% de toda a caatinga do Brasil, além de regiões de mata atlântica, cerrado e manguezais. Quente durante todo o ano, o clima contribuiu para que o setor de turismo se desenvolvesse consideravelmente nos últimos anos.

Localização

Localizado na região Nordeste do Brasil, o Ceará é cercado em grande parte pelo Oceano Atlântico e faz fronteira com os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Piauí, o que pode ser uma boa oportunidade de você estender mais um pouco a sua viagem e conhecer novos destinos no Nordeste.

O estado conta com 14 aeroportos, espalhados por diferentes cidades, e também está pronto para receber os seus visitantes pelas rodoviárias e estradas federais.

Cultura

Como já falamos anteriormente, o Ceará tem muito mais a oferecer para os seus turistas além das belas praias, sendo uma das regiões brasileiras mais ricas culturalmente. Do artesanato de qualidade à forte religiosidade dos seus moradores, a região é resultado da mistura vivida na época da colonização europeia.

Em todas as cidades do estado, é possível descobrir histórias incríveis sobre a fundação do local e seus moradores, além de, em alguns casos, terem sido fundamentais para momentos decisivos na trajetória do Brasil.

Se você busca um roteiro mais histórico e cultural, uma boa dica é conhecer as cidades de Icó, Barbalha, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Aracati e Aquiraz. Além disso, a capital Fortaleza também é uma importante fonte da cultura cearense.

Pratos típicos

Quando o assunto é gastronomia, as especiarias da região não podem faltar na sua viagem para o Ceará. Por todo o estado, existem diversos restaurantes especializados em comidas típicas do local, além de outros famosos pratos da culinária brasileira.

Não deixe de experimentar o famoso baião de dois, a tapioca e os sorvetes feitos de frutas da região. Inclusive, existem várias opções feitas com frutos do mar, como a moqueca e as diversas variações de camarão. Outra dica é apostar na rapadura, na cocada e nas tradicionais castanhas de caju, que são uma ótima opção de lembrança para familiares e amigos.

Festas tradicionais

Com uma cultura local tão forte, não é nenhuma surpresa que o Ceará conte com diversas festas tradicionais, que já fazem parte do calendário e rotina dos moradores da região.

Em Juazeiro do Norte, a Folia de Reis canta e louva o nascimento de Cristo no período de festividades natalinas. Nas praias de Aracati, a Festa da Caninha Verde se transformou em tradição, principalmente no Carnaval. Já na região do Cariri, a Banda de Couro é tradição em todas as festividades locais.

E não podemos esquecer que o mês de junho é marcado pelos festejos juninos e as celebrações dos santos populares na grande maioria das cidades do estado, atraindo turistas de diversas regiões pela grandeza dos eventos. As comidas típicas e o ritmo do forró dominam a cena e transformam o clima da região.

O carnaval também é outra grande e tradicional festa realizada no Ceará. Os maiores destaques acontecem nas cidades litorâneas como Fortaleza, que reúnem blocos e micaretas, entre outras atividades.

Os principais destinos turísticos do estado

Embora esconda belezas naturais de ponta a ponta, o Ceará conta com alguns destinos mais famosos e muito procurados pelos turistas da região. Pensando nisso, listamos as principais cidades turísticas que você precisa conhecer em sua visita pelo estado. Confira:

Fortaleza

Capital e município mais populoso do Ceará, Fortaleza recebe por ano aproximadamente 2 milhões de turistas. No verão, o movimento é consideravelmente maior do que nas demais estações, transformando a Praia do Futuro em uma espécie de ponto de encontro entre os visitantes.

A cidade conta com uma das melhores orlas urbanas da região, equipadas com toda a infraestrutura necessária para receber toda essa população extra. Existem diversas opções de restaurantes, conexões por Wi-Fi, lojas e estéticas, sendo uma boa opção para quem está em busca de maior conforto.

Na maioria das vezes, a cidade serve como ponto de partida para turistas quem estão fazendo um roteiro de viagem pelo Ceará, em especial, pela facilidade de acesso dos aeroportos, além de toda estrutura necessária para seguir viagem. Se esse for o seu caso, recomendamos que você fique no mínimo entre um e dois dias para aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer.

Além da já citada Praia do Futuro, em Fortaleza, também é possível conhecer a Praia de Iracema, a Praia de Meireles, a Praia do Mucuripe e a Praia do Farol, entre outras. Embora algumas opções não sejam adequadas para o banho, a região à beira-mar oferece diversas programações para os seus visitantes.

Não deixe de visitar o Mercado Central, o Centro de Artesanato do Ceara, o Theatro José de Alencar e a Praça dos Leões. Se você quiser curtir um belo pôr do sol, a melhor opção é o Espigão da Praia de Iracema.

Jericoacoara

Um dos destinos mais desejados e populares no litoral do Ceará, Jericoacoara está localizada a 300 km de Fortaleza e foi eleita por diversas vezes como uma das três praias mais bonitas do Brasil, além de contar com um pôr do sol de tirar o fôlego!

A cidade é, na verdade, uma vila de pescadores, com pequenas e charmosas ruas de areia. Apesar de ser um típico local do interior, Jericoacoara tem ótimas pousadas e restaurantes, e também conta com escolas de windsurf e kitesurf.

Além da praia de Jericoacoara, que dá nome a cidade, a vila também oferece outras opções, como a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso. Ou seja, o que não falta são lugares para relaxar e aproveitar o sol, seja nas famosas redes, seja nas areias branquinhas do litoral.

Outras atividades que não podem faltar no seu roteiro por Jericoacoara são os passeios de bugue pelas dunas, a Trilha da Pedra Furada, a Lagoa de Tatajuba, as rodas de capoeira, as aulas de esportes aquáticos, e claro, uma passadinha obrigatória pela Lagoa da Jijoca.

Camocim

Localizado a 87 km de Jericoacoara, Camocim tem algumas das mais incríveis praias do estado, sendo as últimas que se mantém desertas na região. São elas: Tatajuba, Maceió, Barra dos Remédios e Ilha do Amor. Tanta exclusividade tem um motivo: o acesso às praias é bem precário, sendo necessário o uso de bugue, veículos 4×4 e, em alguns casos, até uma balsa.

De qualquer forma, o esforço vale a pena, porque a região mistura o que há de melhor em mar, dunas, coqueiros e lagos. A principal atração do local são os passeios com roteiros pelas praias. Em alguns deles, é possível ver o fascinante encontro do rio com o mar. Apesar da grande quantidade de pescadores, a cidade não conta com muita variedade de restaurantes.

O clima na região é sempre agradável e é possível visitá-la durante o ano todo. Na alta temporada, entretanto, o número de turistas é um pouco maior, o que afeta a tranquilidade característica do local.

Canoa Quebrada

Até os anos 70, Canoa Quebrada era uma pacata aldeia de pescadores. Porém, após ser descoberta pelos primeiros turistas, a cidade se transformou e, hoje, é um dos destinos mais cobiçados do Ceará.

Canoa Quebrada fica a 170 km de Fortaleza e são necessários no mínimo dois dias para conhecer tudo o que o local tem a oferecer. De belas praias a uma noite badalada, a aldeia oferece opções para todos os perfis de visitantes, e é uma parada obrigatória se você quer conhecer os melhores destinos do estado.

Além das praias, outras atrações encontradas na cidade são os passeios de jangada, bugue, cavalo e quadriciclo. Inclusive, os visitantes ainda podem conhecer as belas falésias da região, fazer aulas de kitesurf e curtir a noite agitada na Broadway, rua principal do centro de Canoa.

Apesar de se manter simples e rústica, Canoa Quebrada oferece toda a estrutura necessária para os seus turistas e conta com diversas opções de hospedagem, bares e restaurantes.  A praia da vila é bem movimentada e tem várias barracas a disposição. Se você busca por uma opção mais tranquila, opte por conhecer Ponta Grossa ou Retirinho.

Cumbuco

Localizada a apenas 40 km do aeroporto de Fortaleza, Cumbuco é uma vila de pescadores que guarda muitas belezas naturais, entre dunas, praias e lagoas. O local é o primeiro ponto do roteiro Sol Poente e suas atrações valem a visita.

As opções de lazer incluem a Praia de Cumbuco, que é mais próxima da vila e bem movimentada. Caso você esteja em busca de mais tranquilidade, uma boa dica é seguir rumo à Barra do Cauípe ou Icaraí. Vale destacar ainda que são oferecidos passeios de bugue, quadriciclo e tirolesa nas dunas.

Para quem está em busca de agitação noturna, a vila também conta com um excelente centro gastronômico com diversos bares e restaurantes.

Paracuru

Com 20 belas praias distribuídas em 20 km de costa, Paracuru é um espetáculo à parte e, sem dúvidas, um dos destinos mais incríveis do Ceará. A cidade está localizada a 84 km de Fortaleza e conta com locais de areia branca, piscinas naturais, dunas e até fontes de água doce.

Destino certo dos amantes do surf, windsurf e kitesurf, a cidade tem as condições perfeitas para a prática desses esportes e recebe etapas de diversos campeonatos mundiais. As praias de Paracuru, Carnaubinha e do Quebra Mar são as mais indicadas.

Outras boas opções de lazer são as praias do Forte, do Meio, Barra do Curu, Boca do Poço, das Almas, além das piscinas naturais da Praia Rachada. A cidade ainda conta com diversas opções de bares, quiosques e restaurantes. A culinária é uma verdadeira atração da região e o setor hoteleiro oferece toda a infraestrutura necessária, tendo opções para todos os gostos e bolsos. Vale a pena passar pelo menos dois dias na cidade.

Guajiru

A 133 km da capital, Guajiru é um pequeno e sossegado vilarejo, localizado no município de Trairi, que ainda conta com outras duas praias principais: Mundaú e Flecheiras. Com áreas quase desertas, a Praia de Guajiru fica a menos de 20 km do centro de Trairi, em um acesso fácil e rápido. O caminho é cercado por coqueiros e dunas, que, aos poucos, revelam a beleza do local ainda pouco explorado. O vilarejo também faz parte da Rota do Sol Poente.

Um dos grandes atrativos do local são as deliciosas piscinas naturais, formadas nos períodos de maré baixa, sendo uma excelente opção para viagens em família. Apesar do mar calmo, a praia atrai os praticantes de kitesurf pelos ventos e a paisagem de tirar o fôlego.

O vilarejo conta com boas opções de hospedagem e é promessa de diversão e relaxamento para turistas de todas as idades. Por isso, se você busca um destino para levar os seus filhos, essa pode ser a escolha ideal. E não se esqueça de apreciar o belo pôr do sol de Guajiru, um dos mais bonitos do Ceará.

Flecheiras

Também localizada no município de Trairi, a Praia de Flecheiras reúne coqueiros, caatinga, piscinas naturais e dunas em um cenário de tirar o fôlego. O local é uma pequena vila de pescadores, sendo uma excelente opção de destino para quem busca sossego e tranquilidade.

Além do belíssimo mar de águas clarinhas, os turistas ainda podem explorar a região em um passeio de bugue pelas dunas, ou em um mergulho entre os corais característicos do local. O ideal é reservar no mínimo um dia para aproveitar bem o vilarejo.

Outros estados brasileiros que podem estar no seu roteiro

Localizado entre quatro estados brasileiros, o Ceará também é uma excelente opção de ponto de partida para quem deseja explorar outras regiões do Nordeste brasileiro.

Seja para ir em busca de destinos específicos, seja para criar pacotes personalizados que percorram diferentes regiões, ao optar por uma viagem para o Ceará, você abre um leque de possibilidades e consegue montar um itinerário do jeito que sempre sonhou.

Rota das Emoções

Um dos grandes exemplos de roteiros que incluem outros estados, além do Ceará, é a Rota das Emoções. Em uma forma de resumo das incríveis belezas do Nordeste brasileiro, ela integra os estados do Piauí, Maranhão e as terras cearenses.

Esse roteiro foi criado em 2005 pelo Ministério do Turismo com o objetivo de unir as principais atrações turísticas e belezas naturais dos três estados, por meio dos seus principais destinos ecológicos: Parque Nacional de Jericoacoara (CE), Delta do Parnaíba (PI) e Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA).

O percurso passa, em média, por 14 municípios. Os pontos de partida podem ser Fortaleza ou São Luís do Maranhão, dependendo do tipo de pacote que você fechar. Para aproveitar bem cada destino visitado, são necessários entre oito e dez dias de viagem.

Se você busca viver uma experiência completa, com o melhor que a rota tem a oferecer, o mais indicado é fechar com uma agência de turismo, que oferece todo o suporte necessário para reservar passeios e realizar o transporte entre os destinos. Por falar em transporte, ele é feito em carros 4×4, bugues e, em alguns trechos, com lanchas.

A Rota das Emoções atrai turistas do mundo inteiro para a região. Entre as suas atrações, estão as praias paradisíacas, os mares de água cristalina, as belas dunas e a sua gastronomia típica, que é um verdadeiro patrimônio do local.

Dicas de viagem para o Ceará

Agora que você já conhece um pouco sobre o Ceará e os seus melhores destinos, que tal algumas dicas que vão ajudar a planejar a sua viagem? Listamos algumas coisas que você precisa saber e organizar para que a sua visita aconteça de forma tranquila e muito especial. Confira:

Melhor época para viajar

Embora tenha períodos de alta temporada, a verdade é que o Ceará é atrativo para os seus visitantes durante o ano inteiro. O que vai definir a melhor época para você ir é o objetivo da sua viagem e o tipo de turismo que você pretende fazer.

Se você está em busca de sol forte e águas cristalinas, a melhor época para conhecer a região é entre julho e março. Mas, caso esteja à procura de muita aventura e ventos perfeitos para a prática de kitesurf e windsurf, escolha visitar o estado entre julho e dezembro.

Quantos dias ficar

Para responder a essa questão é preciso saber por quantas cidades você precisa passar. O ideal é passar ao menos um dia em cada destino e, em alguns casos, a melhor opção é estender ainda mais a estadia. Assim, você consegue aproveitar ao máximo tudo o que cada local tem a oferecer.

Além disso, a duração da sua viagem vai depender do orçamento que você disponibilizou para ela. Isso porque cada dia do seu roteiro terá um custo, seja com alimentação e passeios, seja com hospedagem. Sendo assim, o primeiro passo é definir quanto você pode gastar e as cidades que você quer conhecer. Com essas informações em mãos, você vai conseguir estabelecer quantos dias ficar e, a partir disso, começar a montar o seu roteiro de viagem.

Como se locomover pelo estado

Quando o assunto é a locomoção, a primeira coisa que você precisa pensar é de que forma vai chegar ao Ceará. Se você está partindo de regiões mais distantes, a melhor opção é ir de avião. A maioria das empresas aéreas tem voos para o estado.

Ao chegar ao aeroporto, você pode optar por algumas opções de transporte:

  • aluguel de carro: ideal para quem quer explorar a região no seu próprio ritmo;
  • translado incluso no seu pacote de viagem: oferece mais conforto e praticidade;
  • transporte público ou transporte compartilhado: que conta com algumas opções mais econômicas.

Com quanta antecedência planejar a viagem

Quanto maior a antecedência para montar o seu roteiro e fechar os pacotes, melhor. Afinal, ao planejar cada detalhe com calma, você encontra as melhores opções disponíveis, conseguindo acompanhar todos os descontos e promoções oferecidos.

Ademais, o planejamento vai evitar qualquer tipo de imprevisto quanto a passagens, aluguel ou reservas, garantindo ainda mais segurança e tranquilidade para a sua viagem. Por isso, para que tudo seja feito de forma adequada, o mais indicado é que você organize a sua viagem com no mínimo seis meses de antecedência.

Como montar um roteiro de viagem para o Ceará

Agora que você já sabe tudo o que precisava saber sobre a sua viagem para o Ceará, deve estar se perguntando: mas, afinal, como criar um roteiro turístico no Nordeste

O primeiro passo é responder às questões que já citamos acima: quando ir, para onde ir e quantos dias ficar? Essas perguntas são essenciais para definir o perfil de viagem que deseja realizar e, com essas informações em mãos, fica mais fácil montar o roteiro com o qual você sempre sonhou.

Em caso de dúvidas, uma boa dica é contar com a assessoria de empresas de turismo receptivo, que vão auxiliar em todas as etapas da sua viagem e oferecer as melhores opções para o seu bolso e necessidades.

Legal, não é? Como você pode perceber, o Ceará é um destino incrível, que reúne tudo aquilo que há de melhor no Nordeste brasileiro. E, com este guia completo, você vai conseguir planejar a sua viagem com ainda mais tranquilidade e segurança.

Quer outras dicas para planejar a sua viagem para o Ceará? Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades e conteúdos exclusivos sobre o assunto diretamente no seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This