Veja as belezas de Jericoacoara e entenda porque você deve conhecer - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Veja as belezas de Jericoacoara e entenda porque você deve conhecer

Jericoacoara ou Jeri, como é carinhosamente chamada, é uma simpática vila à beira-mar e pertence ao município de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará. Faz parte da chamada Rota das Emoçõesum caminho pelo litoral do Nordeste brasileiro, que vai de Jijoca até o Delta do Parnaíba, já no Piauí, passando pelos Lençóis Maranhenses.

É famosa por ser uma bela praia, mas, na verdade, as belezas de Jericoacoara vão muito além. Entre muitas outras atrações, Jeri é cercada por lagoas de águas cristalinas e azuis e enormes dunas, de onde é possível admirar um incrível pôr do sol. Para os amantes de esportes náuticos, o mar calmo e os ventos tornam a região perfeita para a prática do windsurfe e kitesurf.

Gostou? Então, continue lendo para conhecer mais sobre esse lugar incrível e único!

Duna do Pôr do Sol

Sem dúvidas, essa é uma das maiores belezas de Jericoacoara. Uma duna à beira-mar, para que todos apreciem o astro-rei cair na água no fim do dia. Já é uma tradição no lugar: próximo ao pôr do sol, turistas e moradores sobem a duna para apreciar “de camarote” esse belo espetáculo.

Se você quiser acrescentar um pouco de aventura, dá para alugar um cavalo e subir a duna e passear para além dela. Na volta, ainda dá para curtir a roda de capoeira na praia.

Lagoa do Paraíso

Quem não gostaria de relaxar deitado numa rede, com areia branca sob os pés e ainda uma lagoa de águas cristalinas para apreciar? E, se em vez disso, puder colocar a rede na lagoa? Pois foi isso que fizeram, na Lagoa do Paraíso. Em volta da lagoa existem restaurantes, para você apreciar um drink na sua rede ou comer uma bela porção de frutos do mar, sem precisar tirar os pés da areia.

Para chegar lá, é só contratar um buggy, que ainda pode acrescentar outras atrações pelo caminho, como a Lagoa Azul e a Árvore da Preguiça, que tem seus galhos deitados na areia.

Pedra Furada

Outro grande representante das belezas do lugar, a Pedra Furada é o símbolo de Jericoacoara. É uma formação rochosa com um vão no centro, que marca a paisagem. Em julho, é possível ver o sol se pondo por esse vão, como que emoldurando toda a cena.

Para chegar lá, partindo da vila em Jeri, você pode ir pela beira-mar, na maré baixa, passando pela bonita Praia Malhada, que tem muitos praticantes de windsurf. Outra opção é a da Trilha do Serrote, mais fácil por ser no topo dos morros e transitável a qualquer hora.

Passeio de buggy até Tatajuba

Tatajuba é um vilarejo que já foi soterrado pela areia e reconstruído. Por isso, os moradores chamam de Velha Tatajuba a parte enterrada na areia e de Nova Tatajuba a vila que reconstruíram do outro lado do braço de mar.

Dona Delmira está lá todo dia para contar a história do lugar. Passeando por ali, é possível ver as ruínas da vila soterrada, a duna do Morro Branco e até uma duna encantada que não sai do lugar. Os moradores dizem ser por causa de um naufrágio que a areia encobriu e que pessoas já ouviram vozes e viram espíritos por ali.

Mangues Secos

No caminho de buggy até Tatajuba, você vai passar por Mangue Seco, que é exatamente o que o nome diz. Depois de cruzar uma lagoa com o veículo numa balsa, chega a um mangue seco de areia branca e fina. É um ótimo momento para relaxar e tomar uma água de coco.

Parque Nacional de Jericoacoara

Próximo aos mangues secos, você pode fazer o passeio para ver os cavalos-marinhos. Ilustres moradores de um dos braços de mar que adentra o Rio Guriú, a 5 km de Jeri, os cavalos-marinhos são a principal atração de um passeio ecológico feito em canoas a remo.

Próximo aos mangues, o canoeiro vai mostrar onde ficam os peixinhos e até pegar alguns, se for o caso. Ele usa uma bacia ou garrafa PET para capturá-los, pois são muito delicados, e os devolve à natureza após mostrá-los aos turistas.

Dunas Secas

Diferentemente das dunas mais comuns, que mudam com o vento, essas não são afetadas, ficando cristalizadas na paisagem. Próximo das Dunas Secas, você pode fazer sandboard. Ou seja, descer uma duna em pé numa prancha, com direito a manobras. Se esse não for seu forte, pode ir sentado, o chamado skibunda.

Windsurf e kitesurf

Por seus ventos constantes e águas calmas, Jericoacoara é um ótimo lugar para a prática de esportes à vela. Os mais praticados são windsurf e kitesurf. Profissionais a iniciantes do mundo todo vão até lá para praticar essas modalidades. No local, há escolas que dão aulas e fornecem todo o equipamento.

Como chegar

Em junho de 2017, foi inaugurado o Aeroporto de Jericoacoara, facilitando o acesso à região. Ele fica a 48 km de Jeri, no município de Cruz. Voos regulares partem de São Paulo e Recife.

Partindo de Parnaíba, no Piauí, são apenas 180 km até a praia. A cidade tem aeroporto com vôos semanais a partir de São Paulo.

De Fortaleza, são cerca de 300 km, que podem ser feitos de ônibus, veículos 4×4 pela estrada ou ainda pelas praias. Na primeira opção inclui a jardineira obrigatória entre Jijoca e Jericoacoara, pois ônibus normais não chegam até lá. Serviços de transfer podem ser adquiridos a partir dos três aeroportos acima citados.

Melhor época

Você pode apreciar as belezas de Jericoacoara o ano todo! O clima é ótimo durante todos os meses, mesmo na época de chuva, que vai de março a maio e não atrapalha em nada curtir a região, pois são chuvas rápidas.

Se quiser praticar windsurf ou kitesurf, os meses entre julho e dezembro são os mais recomendados, pois chove pouco e os ventos são fortes e constantes. Nas festas de fim de ano, a vila enche bastante. Nas outras épocas, além dos preços baixarem, volta aquele jeito de vila de pescadores com um charme todo especial.

Para ficar sempre por dentro de todas as atrações de Jericoacoara e da Rota das Emoções, assine a newsletter. Você receberá informações úteis e outras dicas especiais.

Comments (2)

  1. Já tive o privilégio de conhecer Jeri e afirmo se lá não é o paraíso com certeza é que chega mais perto de ser, ligar encantador, fascinante, mágico simplsimplesmente cativante.

    1. Olá Sergio! Realmente, Jericoacoara é um lugar mágico…
      Imagina agora juntar Jeri, com mais 2 lugares incríveis? Dá uma olhada nesse site, eles tem algumas opções de roteiro bem legais
      http://www.ecoadventure.tur.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This