Veja como explorar a fotografia na Rota das Emoções - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Veja como explorar a fotografia na Rota das Emoções

Experimentar uma viagem e se conhecer na natureza é uma aventura incrível, ainda mais quando você consegue registrar todos esses momentos!  Tirar boas fotos não é sinônimo de possuir um bom equipamento, muitas vezes tudo o que o fotógrafo precisa é uma bela paisagem e uma câmera na mão. Portanto, os nossos roteiros favoritos tornam-se um lugar especial para aproveitar as lentes e eternizar a sua viagem.

Quer saber mais sobre como você pode explorar a fotografia na Rota das Emoções? Então, continue a sua leitura!

O que é a Rota das Emoções? 

Ligando três estados nordestinos, esse roteiro turístico conhecido internacionalmente por suas belezas naturais e programações imperdíveis faz parte de uma união de atrações em 14 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará.

O trecho engloba a região litorânea dos estados e proporciona aos seus visitantes paisagens deslumbrantes das praias que fazem parte do roteiro turístico, além dos diferentes biomas encontrados no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

Durante o passeio na Rota das Emoções, os visitantes conseguem aproveitar as mais variadas atividades e ecossistemas, incluindo lagos, praias, dunas e rios que completam um cenário digno de filme em meio ao manguezal.

O destino final desse trajeto é Jericoacoara, vila reconhecida como uma das 10 praias mais bonitas do mundo. O projeto de integrar o trajeto Rota das Emoções foi uma inciativa do Sebrae em parceria com o Ministério do Turismo e podemos afirmar que essa união rendeu roteiros imperdíveis para quem visita a região! 

Quais são os principais roteiros para explorar a fotografia na Rota das Emoções? 

Conhecido como um destino extremamente atrativo, com diversas opções de turismo em toda a região e em diferentes valores, separamos os principais destaques nas programações do trajeto.

Acompanhe e identifique qual é o seu preferido:

Natureza

Florestas preservadas, áreas de proteção ambiental e uma vasta diversidade de fauna e flora esperam pela sua visita na Rota das Emoções. A quantidade de espécies de animais também surpreende os visitantes, que podem encontrar alguns moradores pelo caminho.

Sendo assim, prepare a sua câmera e preste atenção durante o trajeto, porque nunca se sabe quando você vai ter a oportunidade de registrar uma paisagem impressionante ou espécies raras. 

Atividades de ecoturismo 

Programações voltadas para o público mais aventureiro e que gosta de construir uma conexão com a natureza não faltam na Rota das Emoções. Alguns dos esportes e práticas mais comuns na região são:

  • andar de caiaque;
  • off-road por diferentes dunas;
  • trilhas em meio a florestas fechadas;
  • mergulho.

Não perca a oportunidade de se aventurar e ainda registrar cada momento enquanto você aproveita as férias.

Praias paradisíacas 

Que tal um pouco de privacidade com sombra e água fresca? As águas cristalinas fazem uma combinação perfeita com a calmaria que os turistas encontram na Rota das Emoções quando visitam a região fora do período de alta temporada. 

Areias tranquilas e espaço para curtir alguns dias de folga formam um cenário incrível para explorar a fotografia na região. No entanto, o visitante não pode se esquecer de apreciar toda essa beleza e só depois registrar o momento por meio das lentes de uma câmera.

Construções históricas

A história também tem muito para contar durante o percurso na Rota das Emoções, sendo assim, se a sua vontade é transmitir os anos de evolução, não deixe de fotografar os centros históricos de Parnaíba e São Luiz. 

Retratar o desenvolvimento das construções e transmitir isso em imagens a partir de um comparativo entre regiões é uma ótima ideia para eternizar a sua viagem! 

Como tirar lindas fotos da natureza?

São tantas possibilidades de retratos e lugares especiais para registrar que é necessário entender um pouco sobre como a fotografia funciona. Portanto, separamos algumas dicas para você caprichar nas produções!

Entenda as composições da imagem e enquadre a sua foto

O que você pretende registrar? Uma fotografia com composições confusas pode diminuir a qualidade da sua foto. Para conseguir visualizar melhor essa definição, compreenda o cenário e analise se o retrato vai contar com frente, meio e fundo. 

Por exemplo: no plano da frente o foco vai ser algo fixo da natureza, como uma flor; no meio o fotógrafo enquadra itens que possam guiar os olhos do público até o último cenário, podendo ser estradas ou até mesmo pássaros; por fim, no fundo é possível registrar montanhas, praias e até o pôr-do-sol.

É importante mostrar um enquadramento alinhado para garantir uma disposição atrativa da sua foto. A regra dos terços pode ser uma ótima aliada para você explorar a fotografia na Rota das Emoções e o melhor: essa funcionalidade está disponível para celulares.

Valorize a luz natural

Esqueça o flash para explorar a fotografia na Rota das Emoções. Esse utensílio não é indicado para fotos na natureza e, vamos combinar, ninguém precisa de luz artificial quando a iluminação do sol é mais que o suficiente para realçar todas as belezas na região.

No entanto, para garantir as melhores imagens, existem algumas dicas sobre luz que você precisa saber:

  • a iluminação da manhã e do fim da tarde são as mais recomendadas para fotografias mais naturais;
  • entre 11:00 e 14:00, a luz do sol fica mais forte, criando sombras mais duras sobre a paisagem.

Tirar fotos na natureza pode ser mais uma aventura imperdível para garantir uma experiência inesquecível explorando a região nordeste do Brasil! Sendo assim, você pode registrar os melhores momentos das suas férias com qualquer câmera. Portanto, não se preocupe com equipamentos caros, apenas busque as melhores paisagens para integrar o seu álbum de viagem.

Por fim, não tenha dúvidas que explorar a fotografia na Rota das Emoções vai ser uma programação imperdível no seu roteiro de férias, sendo assim, aproveite cada momento do trajeto e registre as cenas que mais chamarem a sua atenção. As lembranças vão se tornar eternas graças às lentes da sua câmera! 

O que você achou deste texto? Gostou? Então compartilhe o conteúdo nas redes sociais e ajude os seus amigos a registrarem imagens inesquecíveis durante uma viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This